sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Rondônia pede inclusão na lista dos estados que iniciarão pesquisas de gás e petróleo

Brasília - Em audiência nessa quinta-feira (22), com o ministro de Minas e Energia (MME), Edison Lobão, o governador Confúcio Moura reivindicou a inclusão do estado de Rondônia na 12ª rodada de licitação da Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP). O objetivo é incluir Rondônia entre estados pesquisados para efeito de produção de petróleo e gás natural.
O governador argumentou ao ministro que vislumbre um quadro realista da posição privilegiada do estado na Bacia dos Parecis onde a produção de petróleo e gás natural pode ser diretamente absorvida. Segundo ele, Rondônia tem petróleo e gás, se explorados, impulsionaria a economia, e a consequência é atração de investimentos para a região.


Edison Lobão disse que o governador Confúcio Moura quando vem à Brasília pede sim, pelo seu estado e esse é o papel do governador. “Desta vez ele reivindicou a inclusão de Rondônia entre aqueles que terão seu território pesquisado para efeito de produção de petróleo e gás natural”, falou o ministro enfatizando que irá analisar o pedido com muita sensibilidade.
Confúcio Moura disse que Rondônia e o Brasil inteiro se beneficiarão por conta da riqueza de gás e petróleo que possa existir no estado. “Como tem gás em Urucu no Amazonas, tem gás na Bolívia, e nós ficamos na mesma área geográfica semelhante que é a Serra dos Parecis e na continuidade da Serra dos Pacaás Novos, em Rondônia.

O governador destacou ainda que estado precisa ser mapeado, bem analisado e perfurado, ele afirmou que  irá perseguir esse ideal de prospectar riquezas, tanto na área de petróleo e gás, quanto de minérios. “O  Estado é muito rico, é uma revolução geológica na nossa região. Temos inúmeros minerais já conhecidos,  dentre eles o diamante,  estanho e  tantos outros como nióbio, tungstênio e agora esperamos ter gás e petróleo”, concluiu

Participaram também da audiência, a titular da Superintendência de Integração do Estado de Rondônia, em Brasília (Sibra), Elizete Lionel e o secretário de Gás e Petróleo do MME, Marco Antônio Martins. 

Localização da Bacia dos Parecis

A Bacia dos Parecis é uma das maiores das maiores bacias intracratônicas brasileiras. Localiza-se nas regiões Amazônica, Centro Oeste do Brasil, entre as bacias do Solimões, Alto Tapajós e Paraná. 



Texto: Zózimo Macêdo
Fotos: Zózimo Macêdo
Fonte: Sibra

Nenhum comentário:

Postar um comentário