quinta-feira, 20 de março de 2014

Estudantes de RO são selecionados para intercâmbio nos Estados Unidos

Oito alunos de escolas estaduais de Rondônia foram selecionados para participar de um intercâmbio cultural nos Estados Unidos, que faz parte do Projeto Histórico Educacional – Rondon Roosevelt, e é uma homenagem ao centenário da expedição científica Rondon-Roosevelt. Dos oito alunos selecionados, uma é de Vilhena (RO), Amanda Silva Von Heinburg, de 17 anos, que está cursando o 3º ano na escola estadual Álvares de Azevedo, e Adriana Micaeli Gomes Rocha, de 15 anos, que sursa o 2º ano na escola Cândido Portinari, em Rolim de Moura (RO)
De acordo com o coordenador regional de Educação Estadual, Edson Soares Nogueira, a seleção dos alunos foi feita por meio da produção de uma redação, que aconteceu no mês de fevereiro, com o tema “Rio da Dúvida – Expedição Científica Rondon Roosevelt”.
Dos oito selecionados, Amanda foi a única estudante do Cone Sul do estado, dois são da cidade de Ji-Paraná (RO), dois de Porto Velho, um de São Francisco do Guaporé, um de Nova Brasilândia e um de Rolim de Moura. De acordo com Nogueira, 17 redações foram selecionadas e enviadas à embaixada. O resultada saiu na última quarta-feira (12).
Amanda diz que quer colocar em prática o que já aprendeu da língua inglesa e diz estar muito ansiosa. “Quero aprender o muito e, apesar de não ser pré-requisito para participar do programa, vou aproveitar para colocar em prática um pouco do que aprendi do idioma”, conta.A estudante conta que a viagem, que deve durar cerca de dez dias, está marcada para o dia 10 de maio. Amanda diz que sempre sonhou em conhecer os Estados Unidos. Os alunos devem visitar quatro estados americanos: Dakota do Norte, Dakota do Sul, Washington e Nova York, estados em que o presidente Theodore Roosevelt teve maior atuação político-ambientalista.
De acordo com Nogueira, a jovem tem até o início do mês de abril para organizar toda a documentação necessária para viagem, que será custeada pela Secretaria Estadual de Educação. Os custos com locomoção, hospedagem, alimentação e atividades culturais será pago pelo governo americano. Dois professores devem acompanhar os alunos, mas ainda não foram definidos.
Segundo a jovem, o projeto será muito importante para o seu desenvolvimento. Ela pretende cursar engenharia civil e arquitetura e quer participar do programa Ciência sem Fronteiras, que oferece bolsas de estudos para estágio no exterior para alunos de graduação e pós-graduação. “Será muito importante essa viagem, vou conhecer muitas coisas e pode me ajudar depois, já que pretendo participar do programa Ciências sem Fronteiras e quero ir para os Estados Unidos”, conclui.
Adriane Gomes, de Rolim de Moura, também foi selecionada para intercâmbio (Foto: Maria Carolina dos Reis/Arquivo Pessoal)Adriana Gomes, de Rolim de Moura, também foi selecionada para intercâmbio (Foto: Maria Carolina dos Reis/Arquivo Pessoal)
Cursando o 2º ano na escola estadual Cândido Portinari, em Rolim de Moura (RO) a estudante Adriana Micaeli Gomes Rocha, de 15 anos, também foi uma das selecionadas. Segundo ela, o incentivo para participar do projeto veio dos professores. A apreensão da seleção era saber que todos os alunos do estado iriam ser seus concorrentes. “Eu fiquei sabendo do concurso em uma sexta-feira, no final de semana pesquisei o tema, escrevi a redação e levei para os professores revisarem e me ajudarem a enviar”, conta Adriana.
De acordo com a estudante, quando enviou o texto com o titulo ‘Dia de luta, dia de glória: Desbravando as selvas brasileiras’, não tinha nenhuma pretensão de ganhar, pois a concorrência era grande. “Quando cheguei à escola os professores começaram a me abraçar e me parabenizar, eu não sabia o que estava acontecendo, até um professor parar e me informar que eu havia sido uma das selecionadas”, lembra ela, que se disse muito feliz e surpresa.
A expectativa da aluna é grande para a viagem. Toda a documentação já está sendo providenciada. Serão experiências inéditas na vida de Adriana, sendo que será a primeira vez que viajará de avião e para fora do Brasil. “Acho que próximo aos dias da viagem não vou conseguir nem dormir. Quero conhecer teatros, museus e orgulhar as pessoas que ficaram felizes por minha vitória”, diz Adriana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário