Devido ao grande avanço das águas do rio Guaporé, várias famílias foram pegas de surpresa no município costamarquense. Alguns moradores ficaram abismados na tarde de ontem (19) quando pela manhã viram a água do rio perto de sua casa e ao entardecer do mesmo dia a água já estava invadindo suas residências.
Como medida de emergência o Chefe de Divisão de Esporte Joel Rodrigues abrigou uma das famílias no Ginásio de Esportes provisoriamente até a mesma ser deslocada pra outro abrigo mais adequado. Com o apoio da Prefeitura Municipal, auxiliados pelo Ação Social, Secretaria de Obras, SEMECEL, Semagri, Centro de Ressocialização na pessoa de Nereu as vítimas da enchente estão sendo alojadas em casas de parentes e amigos, enquanto as que não tem pra onde ir foram conduzidas para um abrigo provisório até solução cabível.
O porto de Costa Marques também ficou bastante movimentado devido às carretas com diversos gêneros alimentícios estarem trafegando agora por Costa Marques para enviarem via fluvial às cidades vizinhas suprimentos para suas diversas necessidades, que vão desde alimentação, vestuários, centenas de botijões de gás e remédios enviados por familiares preocupados com seus parentes que tomam remédios controlados que estão em falta em alguns lugares afetados.
Segundo o prefeito Chico Território, todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas para que nenhum costamarquense fique desamparado e sem teto neste momento, pois as águas estão avançando rapidamente por isso as medidas tem que serem imediatas para solucionar e prevenir futuros contratempos.
“Imagem do Campo do Chiripuy anteriormente dentro do campo e outra imagem fotografada do lado de fora do campo devido o grande avanço das águas em curto espaço de tempo (menos de dois dias)”
Outro futuro problema a ser discutido será também a necessidade de um futuro deslocamento da comunidade fronteiriça de Costa Marques, Buena Vista-Bolívia que atualmente também corre risco de ficarem impossibilitados de permanecerem em suas residências devido à enchente, sendo que sua economia baseia-se na venda de diversos tipos de mercadorias.
Por outro lado há ainda caminhoneiros questionando a situação das pontes da BR 429 que liga Costa Marques as demais cidades vizinhas dizendo que a atual situação não é das melhores, talvez pelo grande fluxo de caminhões jamais visto trafegando pelo local, a situação é preocupante, finaliza.
ASCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário