Os vereadores de Porto Velho aprovaram em plenária com 15 votos favoráveis e 6 contrários a abertura do processo de apuração de denuncias recebidas pela casa de leis do município contra o prefeito de Porto Velho Mauro Nazif (PSB).
Fonte: Rondoniaovivo - João Paulo Prudêncio
O pedido de abertura do Impeachment partiu de uma denuncia protocolada na presidência da Câmara de Vereadores de Porto Velho pelo blogueiro Carlos Caldeira, onde aponta indícios de irregularidades na administração executiva municipal.
Duas denuncias envolvendo a Secretaria Municipal de Turismo, além de outra suspeita apontando obras já pagas pelo erário, porém não construídas pela prefeitura de Porto Velho no distrito de União Bandeirantes foram estopim na aprovação da abertura da Comissão de Investigação que pode culminar com a saída de Mauro Nazif do Palácio Tancredo Neves.
A sessão
Repleto de farpas trocadas entre vereadores da base aliada do prefeito e os vereadores que apoiavam a abertura do inquérito, a sessão plenária contou inclusive com bate boca entre vereadores e os populares que acompanhava a sessão.
Enquanto justificava seu voto contrário à abertura do processo, o vereador José Macário (PT) acabou trocando ofensas com o blogueiro Carlos Caldeira em plena sessão plenária.
Durante a fala da vereadora Elis Regina, o clima ficou acalorado, a vereadora afirmou que não admitia nenhum dos vereadores da legislação passada que foram contra os vários pedidos de abertura de impeachment encabeçados por ela contra o então prefeito Roberto Sobrinho (PT) se manifestar sobre esse assunto.
O vereador José Wildes (PT) chegou inclusive a afirmar durante sua fala que o vereador Jair Montes não tinha moral para falar sobre probidade. Jair Montes garantiu que na próxima semana iria trazer à tona uma denuncia que segunda ele “desmascararia” o vereador Wildes.
A vitória
“Não é caça às bruxas, mas não podemos fugir da nossa responsabilidade”, disse Léo Moraes.
|
De acordo com o vereador Leo Moraes (PTB), um dos líderes das articulações à favor do processo de investigação do prefeito Mauro Nazif, o que está acontecendo não é uma caça às bruxas, e sim o atendimento de um clamor social que vem da própria sociedade portovelhense que exige explicações sobre as diversas denuncias envolvendo o prefeito da capital de Rondônia.
“Aqui ninguém está fazendo nada pelo lado pessoal, não estamos apontando o dedo para o prefeito, porém não podemos fugir da nossa responsabilidade, sou a favor sim da comissão de investigação para mostrarmos transparência à sociedade de Porto Velho”, afirmou o vereador Léo Moraes.
Para o blogueiro Carlos Caldeira a aprovação da abertura do processo de investigação pelos vereadores representa um marco na história da politica de Rondônia e demonstra que a Câmara de Porto Velho finalmente parece estar entrando em sintonia com os anseios do povo.
“Eu fiz meu papel de cidadão como um eleitor, como uma pessoa que votou no doutor Mauro e que agora tem o direito de pedir para ele sair!”, exclamou Carlos Caldeira.
Uma comissão será montada para dar inicio aos trabalhos de apuração dos fatos. Votaram contra o pedido de abertura do processo os vereadores Edmilson Lemos (PSDB), Márcio do SINTETUPERON, Macário Barros (PT), Pastor Delson Moreira (PT do B), Jair Montes e Cabo Anjos (PDT).
A favor da abertura do processo votaram os vereadores Sid Orleans (PT), Leo Moraes (PTB), José Wildes (PT), Jurandir Bengala (PT), Fátima Ferreira (PT), Marcelo Reis (PV), Eduardo Rodrigues (PV), Elis Regina (PC do B), Claudio da Padaria, Aélcio da TV, Chico Lata, Everaldo Fogaça (PTB), Dimdim, Ana Maria Negreiros e Alan Queiroz.
Fonte: Rondoniaovivo - João Paulo Prudêncio
Nenhum comentário:
Postar um comentário