Educacional Rondon-Roosevelt após ter dedicado alguns dias a pesquisar para escrever sobre a expedição científica da qual participaram o ex-presidente americano e o militar brasileiro.
O projeto é realizado pela Embaixada Americana e a Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) e selecionou oito redações sobre a expedição que mapeou o rio Roosevelt, antes ‘Rio da Dúvida’. Os alunos autores dos textos vão participar de um intercâmbio cultural nos Estados Unidos.
Esta não foi a primeira redação de Leonardo selecionada em um concurso. No ano passado, o adolescente obteve o primeiro lugar na fase regional de um concurso dos Correios sobre o tema ‘água’. a etapa regional, o aluno ficou em sétimo lugar.
Leonardo conta que utilizou enciclopédias na pesquisa que fez para escrever sobre a Expedição Rondon-Roosevelt. “Gostei muito de conhecer mais o nosso Estado, de saber que Rondônia tem importância para outros povos”, ressalta.
Família de Leonardo aposta no sucesso do garoto |
Para isso, o garoto se prepara há um ano estudando o idioma inglês e agora lê sobre a cultura norte-americana. “Precisamos saber como nos comportar. Afinal, o que é comum para nós aqui no Brasil pode ser estranho para eles nos Estados Unidos”, pondera o aluno.
Expedição
O objetivo da Expedição Científica Rondon-Roosevelt era ‘descobrir’ a nascente e a foz do então Rio da Dúvida, batizado assim pelo coronel Mariano Cândido Rondon durante a implantação de uma linha telegráfica.
Rondon não sabia nada sobre o Rio da Dúvida e decidiu incluir esse rio no mapa. Para isso foi organizada a expedição científica e em 1914 foi encontrada a foz no rio Aripuanã, no Amazonas. Então o rio recebeu o nome de Roosevelt, em homenagem ao ex-presidente que acompanhou a descoberta.
Texto: Marcela Ximenes
Fotos: Escola Carlos Drummond de Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário