segunda-feira, 31 de março de 2014

Associação Nacional dos Radialistas mobiliza categoria em Rondônia

Centenas de profissionais da comunicação radiofônica rondoniense estiveram reunidas no encontro dos radialistas, ocorrido no último sábado (29), em Ji-Paraná/RO. O evento ficou marcado pela presença expressiva de comunicadores e o prestígio de deputados estaduais e federais, senador e vice-governador do estado. Os participantes assistiram a palestras e definiram a nova diretoria regional da Associação Nacional dos Radialistas - Anradio.

A importância da união da classe com a interação sobre temas que envolvem os trabalhadores do rádio foi destacada pelo prefeito de Mirante da Serra, Vitorino Cherque. Radialista esportivo, que atuou na região de Ariquemes/RO, Vitorino também é associado e foi eleito membro do Conselho Fiscal da entidade. Para ele, o encontro foi histórico e demonstrou a força e influência desses profissionais.
De acordo com o presidente da Anradio, Hélio Corrêa, a associação surgiu em Brasília, com objetivos de sanar as necessidades de valorização de tosos os radialistas do Brasil. O dirigente salienta que uma das principais conquistas da instituição está sendo a mobilização da categoria. Atualmente, no DF, a entidade já desenvolve projetos e ações sociais de bem-estar aos associados, como programas habitacionais. Tais avanços serão estendidos aos estados.
Os pleitos da Anradio receberam boa aceitação por parte de parlamentares, que têm se mostrado sensíveis à luta pela revitalização da Lei 6615/87, a “Lei do Radialista”. A associação busca aprimorar, por meio de Emenda Constitucional, a legislação, para garantir mais direitos aos trabalhadores. A bancada federal de Rondônia foi representada no encontro e soma reforços pela adequação da Lei, no Congresso. “Hoje recebemos o apoio do senador Acir Gurgacz e do deputado federal Marcos Rogério, ambos do PDT/RO, além do deputado federal Carlos Magno (PP) e de vários outros”, disse.  
Os direitos e reconhecimentos em Lei almejados pela Anradio devem abranger todos os trabalhadores que atuam na operação das rádios. Conforme destacou o diretor nacional da entidade, Fábio Camilo, “radialista não é só aquele que faz locução. A profissão envolve o trabalho do operador de áudio, caboman, produtor de áudio, editor de áudio, programador, diretor artístico, pauteiro entre vários outros”. Fábio e os demais dirigentes da Anradio já percorreram oito estados, realizando o mapeamento e organização da categoria.
Regional
Em votação no encontro, os radialistas montaram o novo Corpo Diretivo da Anradio na região. A Presidência Regional foi ocupada pelo radialista Solano Ferreira, que tem como vice o radialista político Salim Evangelista. Os demais cargos foram fatiados em regionais e delegacia estadual, como é o caso de Porto Velho, que tem o representante Ibernon Nunes, Guajará-Mirim, Jorge Câmara, Jaru, Delson e Presidente Médici, José Roberto. A representatividade rondoniense em âmbito de país ficou com o radialista Fião Junior.

Autor: Willian Luiz/SRTE:1064

Nenhum comentário:

Postar um comentário