sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Em Médici, alunos estaduais protestam contra forte calor em sala

Em Médici, alunos estaduais protestam contra forte calor em sala
Dezenas de alunos do 3º ano do ensino médio, da Escola Estadual de Jovens e Adultos, Marechal Rondon, em Presidente Médici/RO, protestaram contra a falta de climatização nas salas de aula. Os manifestos ocorreram durante a noite desta quinta-feira (03), quando os estudantes não suportaram o calor, que estava acima de 35º. Os aparelhos de ar condicionado foram instalados no ano de 2009, mas por problemas na rede elétrica, as centrais nunca foram ligadas.
Com ventiladores nas mãos, os revoltosos se recusaram a permanecer dentro de sala e exigiram a presença de um técnico em eletricidade para avaliar as causas da insuficiência energética. Um engenheiro das Centrais Elétricas de Rondônia – Ceron esteve no local e detectou dois pontos que demandam adequações ao projeto da subestação de energia do prédio.
A direção da escola admite que o problema dificulta a concentração dos estudantes devido ao alto calor, mas explica que a unidade escolar de responsabilidade da administração pública estadual ficou por mais de cinco anos à espera da conclusão dos procedimentos burocráticos e das vistorias da Ceron. Segundo a gestão, a companhia de energia assegurou que resolverá o problema até a próxima terça-feira (08).
O incômodo também afeta os docentes. O professor Adalto conta que a alta temperatura tem impossibilitado a atração da atenção dos alunos e detalhou: “horrível! A gente passa mal com queda de pressão tanto nossa quanto dos alunos. O problema está na Ceron, que não vem dar o suporte necessário”.
A estudante Simone participou dos protestos e disparou: “tá muito quente! Aqui tem grávidas e muitos alunos dentro da sala. Não e justo isso. Por favor, liguem o ar, porque não há como estudar!”. No momento em que a reportagem cobria as manifestações, a energia sofreu queda. Os alunos que deliberaram por se auto dispensarem das aulas receberão faltas.

O mesmo protesto já foi realizado no ano de 2014 sem que as reivindicações fossem atendidas.

Autor: Estado Central
foto 01
foto 2
foto 03
foto 04
foto 05
foto 06
foto 07
foto 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário