quarta-feira, 30 de setembro de 2015

OAB cobra providências quanto a falta de magistrado em Presidente Médici

Michel Barros e Rowilson Teixeira
O secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Michel Barros, esteve reunido na manhã desta quarta-feira (30), com o desembargador presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), Rowilson Teixeira, para tratar sobre a falta de magistrado na comarca de Presidente Médici, atendendo pleito da diretoria da subseção local.
Segundo informações dos advogados de Presidente Médici, a comarca encontra-se sem juiz titular, prejudicando o atendimento jurisdicional da localidade.
Como forma de atender ao pedido da subseção, Michel Barros, expôs toda a problemática da região e requereu que o Tribunal nomeie, com urgência, um juiz titular para a comarca de Presidente Médici, para que seja possível melhorar a prestação jurisdicional na Comarca.
O presidente do TJRO, Rowilson Teixeira, informou que encaminhará as demandas apresentadas pela Seccional, para que sejam tomadas as providências necessárias para melhorar a qualidade da prestação jurisdicional.
FONTE: Ascom OAB/RO

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Lei obriga aluno que não se comporta a lavar o banheiro da escola

Projeto piloto foi desenvolvido em escola municipal de Campo Grande (MS).
Antes, casos de indisciplina levavam até 1 ano para ter uma decisão judicial.
Em Campo Grande, uma escola municipal resolveu mudar a forma de chamar a atenção de alunos que não se comportam. E esse projeto acabou virando lei para todos os colégios da cidade.
O adolescente, que já fez da escola um ringue de luta, disse que não aguentou a provocação de um colega. “Na hora eu tava estressado, ele continuava e eu fui pra cima dele, sem pensar”, contou o adolescente.
A agressão custou caro. “Limpei banheiro, passei rodo no pátio”, disse o aluno. E não adiantou reclamar para a mãe. “Eu assino embaixo, para mim não tem problema nenhum. Ele tem que rever o que ele fez”, disse a mãe do adolescente.
Punir alunos com problema de indisciplina faz parte da realidade de uma escola há cinco anos. O projeto piloto desenvolvido lá deu tão certo que virou lei municipal. Agora, todas as instituições de ensino de Campo Grande são obrigadas a aplicar medidas educativas para quem comete alguma infração no ambiente escolar.
O projeto é uma iniciativa da Promotoria da Infância e Juventude. Antes, os casos de indisciplina levavam até um ano para ter uma decisão judicial, hoje não.
“Dentro desse programa, com a força dessa lei, nós aplicamos quase que imediatamente, dentro de 48 horas, no máximo, o aluno está sendo levado a uma ação pedagógica, para reparar esse dano”, afirmou Sérgio Harfouch, promotor da Infância e Juventude.
Na escola Ada Teixeira, a palavra "dano" já foi excluída do vocabulário.
“Não tem mais briga, não picha mais a escola, não agride professor”, contou o aluno.
“Está mais equilibrado o comportamento dos alunos”, disse outra estudante.
“O aluno hoje respeita a escola, o aluno se respeita, os pais respeitam a instituição, então nós temos uma tranquilidade muito grande em relação a isso”, afirmou Valson Campos Dos Anjos, diretor da escola.
Quem já chegou a levar até bebida alcoólica na escola que o diga. “Eu pensava que podia tudo, agora eu sei que tem um limite. Qualquer coisa que eu fizer errado, eu tenho que pagar pelo o que eu fiz”, disse o aluno.
A punição ainda ajudou o jovem a se livrar da bebida. A mãe agradece. “O aluno cometer um erro e não pagar por aquilo, isso sim é grave. Mas se ele cometeu um erro e ele está pagando, ele está refletindo sobre aquilo, ele vai ter a oportunidade de aprender. Deveriam todas as escolas fazerem isso”, falou a mãe do aluno que levou bebida alcoólica para a escola.
Fonte: G1-MS

Mulheres que bebem de 1 a 2 litros de cerveja por semana têm menor risco de sofrer ataque cardíaco, revela estudo

Mulheres que bebem de um a dois litros de cerveja por semana têm menor risco de sofrer um ataque cardíaco.
O risco neste caso é 30% mais baixo em comparação com as que bebem várias vezes por semana, ou diariamente, e com as que não bebem, de acordo com os pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia.
Dominique Hange, pesquisadora da instituição, disse que sua equipe não foi capaz de confirmar se o consumo moderado de vinho tem o mesmo efeito.
Os pesquisadores acompanharam 1.500 mulheres de meia-idade, entre os anos de 1968 a 2000, para chegar às suas conclusões.
Mulheres que bebem de 1 a 2 litros de cerveja por semana têm menor risco de sofrer um ataque cardíaco, revelou estudo da Universidade de Gotemburgo, Suécia.
Os resultados revelam que das mulheres pesquisadas, 185 tiveram um ataque cardíaco, 162 um derrame, 160 desenvolveram diabetes e 345 foram diagnosticadas com câncer.
Descobriu-se uma ligação estatisticamente significativa entre o consumo elevado de bebidas – definido como mais frequente que uma ou duas vezes por mês – a um risco mais elevado em quase 50% de morrerem de câncer, em comparação com aquelas que bebem menos frequentemente.
O consumo moderado de cerveja, portanto, parece proteger as mulheres contra ataques cardíacos, como concluíram os pesquisadores.
O estudo foi publicado no “Scandinavian Journal of Primary Health Care”.
Fonte: DailyMail

População de Médici está convocada para prestação de contas da prefeitura

A administração municipal de Presidente Médici fará prestação de contas à população, poderes e órgãos interessados, nesta quarta-feira (30). As atividades de transparência serão desenvolvidas em audiência pública, às 9hs, no auditório da biblioteca municipal. Os dados a serem apresentados são concernentes ao Poder Executiv...o e Fundo Municipal de Saúde.

De acordo com a prefeitura, a audiência cumpre princípios constitucionais de transparência e também servirá para discutir a proposta orçamentária – LOA – 2016. A realização da reunião pública refere-se à prestação de contas do 2º Quadrimestre de 2015, prevista no Artigo 9º, § 4º d Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF Nº 101.

Conforme a prefeita Lurdinha do Sindicato (PT), o evento atende aos ritos formais voltados à transparência da gestão e eficiência nos gastos públicos, bem como a observância sobre as leis, por parte dos gestores da prefeitura de Médici. A gestora enfatiza que “a presença dos munícipes é imprescindível, pois trata-se de uma oportunidade em que todos têm para se informar sobre o assunto”.

Para assegurar o máximo possível de presenças dos cidadãos no ato de acesso às informações públicas, a prefeita oficiou convites a cerca de 40 instituições ligadas à sociedade, sendo uma chamada oficial à Câmara Municipal. Os convites foram enviados via gabinete a entidades como as escolas, bancos, Poder Judiciário, órgãos estaduais como a Emater, Idaron Sefaz, Caerd, e Ceron, igrejas, conselhos municipais e meios de comunicação do município.

Autor: Assessoria/Prefeitura

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Definido confrontos das quartas de final da 2ª Copa Rio Machado de futebol amador em Presidente Médici

Com os resultados dos jogos ocorridos nas últimas rodadas, ficaram definidos os confrontos da fase quartas de final da 2ª Copa Rio Machado de Futebol Amador 2015. Santa Rita 4 x 1 Mineirão, Pantoja 1 x 4 Capelasso/Furlenha Pizzaria, Nova Londrina 1 x 2 Rapa Coco e ainda Associação Atlética Alvorada 5 x00 Santa Cruz/Alvorada do Oeste, foram os quatro último jogos, completando a fase classificatória da competição promovida pela Prefeitura de Presidente Médici através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura – Semec, coordenação do desportista José Sodré Sobrinho.
Abrindo a última rodada de participação das equipes envolvidas, no último dia 18/09 (sexta-feira), se enfrentaram Santa Rita x Mineirão, num duelo onde o Mineirão ainda com chances remotas de avançar, acabou eliminado com a goleada sofrida por 4 x 1 diante do embalado Santa Rita.
No outro duelo completando o grupo B, na últi8ma terça-feira (22), se enfrentaram Capelasso/Furlenha Pizzaria x Pantoja, onde o time do Capelasso não tomou conhecimentos do adversário e com uma vitória també, pelo placar de 4 x 1 em cima do Pantoja, o Capelasso/Furlenha carimbou sua classificação ao lado do Santa Rita, ambos de Ji-Paraná.
Pelo grupo C, a definição começou na última quinta-feira (24) com o duelo entre Nova Londrina x Rapa Coco, num confronto de dois times jiparanaenses, onde o Rapa Coco venceu por 2 x 1. Já no duelo desta sexta-feira, fechando a primeira fase, A.A. Alvorada e Santa Cruz de Linha 52 travaram duelo de grande rivalidade do futebol amador de Alvorada do Oeste, com o time da Associação Atlética atropelando o adversário com a goleada de 5 x 0, no segundo placar mais elástico desta fase inicial.
Classificados
Com estes resultados, MEC e Paranaense se garantiram pelo grupo A. Santa Rita e Capelasso/Furlenha Pizzaria fôramos classificados da chave B, enquanto Associação Atlética Alvorada e Rapa Coco se classificando direto pelo grupo C e Santa Cruz e Nova Londrina,ambos do grupo C entrando pelo índice técnico como os dois melhores terceiro colocados.
Confrontos das quartas de final
Na próxima terça-feira (29),abrindo as disputadas da fase quartas de final, agora em sistema de eliminatória simples, se enfrentam, MEC x Santa Cruz de Alvorada do Oeste. Na próxima quinta-feira (01/10), jogam Capelasso/Furlenha x Rapa Coco. Na sexta-feira (02/10),o duelo será entre Associação Atlética Alvorada x Paranaense e completando, no próximo dia 06), uma terça-feira, Santa Rita e Nova Londrina fecham a fase quartas de final. Lembrado que os jogos da 2ª Copa Rio Machado de futebol são realizados no estádio Municipal Eduardo Anchieta, em Presidente Médici, sempre começando às 20 horas.
Resultados da 1ª fase
Dia 18/08, às 20hs – Brasil 03x04 Paranaense
Dia 20/08, às 20h – MEC 02x01 Beira Rio
Dia 21/08, às 20h – Capelasso 00x00 Santa Rita
Dia 25/08, às 20h – A.A.Alvorada 03x00 Rapa Coco
Dia 27/08, às 20h – Nova Londrina 01x02 Santa Cruz
Dia 28/08, às 20h – Pantoja 03x02 Mineirão
Dia 01/09, às 20h – MEC 05 x01 Brasil
Dia 03/09, às 20h – Beira Rio 03x05 Paranaense
Dia 04/09, às 20h – Mineirão 00x03 Capelasso
Dia 08/09, às 20h – Santa Rita 07 x 01 Pantoja
Dia 10/09, às 20h – A.A.Alvorada 02 x 03 Nova Londrina
Dia 11/09, às 20h – Rapa Coco 02 x 02 Santa Cruz
Dia 15/09, às 20h – Paranaense 01x01 MEC
Dia 17/09, às 20h – Brasil WxO Beira Rio – Jogo cancelado
Dia 18/09, às 20h – Santa Rita 04x01 Mineirão
Dia 22/09, às 20h – Pantoja 01x04 Capelasso
Dia 24/09, às 20h – Nova Londrina 01x02 Rapa Coco
Dia 25/09, às 20h – A.A. Alvorada 05 x 00 Santa Cruz
Fonte:nolancenet.com - Chico Limeira

ESPIGÃO – CONCURSO MUNICIPAL NESTE DOMINGO 27/09 TEM 40 BOLETINS REGISTRADOS NA POLÍCIA CIVIL

Neste domingo logo pela manhã a DPC da cidade de Espigão Oeste RO lotou de candidatos que foram lesadas de alguma forma no concurso público municipal realizado nos dias 26 e 27, segundo a agente de plantão Cida até o meio dia deste domingo já foram registrados 40 (quarenta) boletins por diversos motivos, desde falta de informações no cartão informativo onde só constava o nome da escola e não o local, sendo que candidatos que vieram de cidades circo vizinhas ou a mais de 400 quilômetros chegaram em Espigão e só então foram saber que suas provas seriam na cidade de Cacoal. Também foram registrados boletim por falta de educação de ficais por não passar informações corretas do concurso. Na prova de enfermagem por exemplo no edital não havia matemática, porém nas provas foram colocadas 10 questões da matéria, candidatos compareceram também na DPC registrando
boletim por falta de informações no cartão. Para os candidatos que estavam realizando as provas de enfermagem alguns ficais de sala informavam para que não fizessem a parte de matemática já outros diziam que tinha que fazer pois estava na prova, uma total falta de conhecimento dos mesmos. Desta forma ficou complicado e confuso este concurso, deixando organização desacreditada.
Segundo informações da procuradora do município Elisabete Balbinot logo após os fatos ocorridos, ela que é das representante da comissão responsável pela fiscalização da empresa MG concurso, os ficais da comissão da prefeitura orientaram os candidatos a fazerem os boletins de ocorrência, pois a empresa responsável pelo concurso a MG Concursos é totalmente responsável pela aplicação das provas sendo que a prefeitura só ficou responsável pela contratação da mesma e qualquer problema que houvesse a empresa seria responsabilizada pelos seus atos.
fonte: Evisson/RomiporãFM

ESTÁ SEGUNDA-FEIRA FOI MARCADA POR UM SUICÍDIO DE UMA JOVEM DE 14 ANOS EM GUAJARÁ MIRIM

PARA FAMILIARES DE UMA ADOLESCENTE DE 14 ANOS NA MANHÃ DESTA SEGUNDA-FEIRA (28) SERÁ MARCADA COMO UMA TRAGÉDIA. A ADOLESCENTE TIROU SUA PRÓPRIA VIDA COM UMA CORDA AMARRADA AO PESCOÇO. A MÃE ACORDOU A FILHA MAIS NOVA PARA IR PARA ESCOLA, E SUA IRMÃ CASULA NOTOU QUE ANA PAULA RODRIGUES, DE 14 ANOS, NÃO HAVIA ESTADO NO QUARTO, PERCEBENDO EM SEGUIDA QUE A BICICLETA DA MESMA ENCONTRAVA-SE NA CASA. E POR VOLTA DE 07:00 HORAS, A IRMÃ CASULA NA TENTATIVA DE LOCALIZAR ANA PAULA SAIU NOS FUNDOS DA RESIDÊNCIA E SE DEPAROU COM ANA PAULA PENDURADA POR UMA CORDA, AMARRADA AO SEU PESCOÇO E PRESA A UMA VIGA NA VARANDA DE TRÁS. AOS GRITOS A IRMÃ CASULA CHAMOU A MÃE, O PADRASTO DA VÍTIMA, GENITO FURTADO ROCA, QUE ACIONOU O CORPO DE BOMBEIROS E A POLÍCIA MILITAR.
SEGUNDO O PADRASTO DISSE QUE ANA PAULA ENCONTRAVA-SE NA NOITE DE DOMINGO (27) EM UMA FESTA FUNK, E HAVIA INGERIDO BEBIDAS ALCOÓLICA. AINDA CITOU QUE ANA PAULA NÃO TINHA PROBLEMAS COM NAMORADO NEM COM FAMÍLIAR, DESCONHECENDO O MOTIVO QUE LEVOU A MESMA COMETER TAMANHA BARBARIDADE.
QUANDO BOMBEIROS E POLICIAIS MILITARES CHEGARAM À RESIDÊNCIA DEPARARAM COM O CORPO DE ANA PAULA PENDURA A CORDA E SEM OS SINAIS VITAIS, SOMENTE APÓS A PERÍCIA TÉCNICA NO LOCAL É QUE O CORPO FOI RETIRADO DA CORDA, CONDUZIDO POR UMA FUNERÁRIA ATÉ O NECROTÉRIO DO HOSPITAL REGIONAL, APÓS A NECROPSIA FOI LIBERADO PARA OS FAMILIARES.
AMIGAS, COLEGAS DE ESCOLA ONDE ESTA ESTUDAVA (ESCOLA IRMÃ MARIA CELESTE) E VIZINHAS ESTAVAM INCONFORMADAS COM A MORTE DA MESMA, TAMBÉM ALEGARAM QUE ESTA NÃO POSSUÍA OU RECLAMAVA DE QUALQUER PROBLEMA.
FOTOS: REDES SOCIAIS
AUTOR: OMAMORE
FONTE: ROTA MAMORÉ
 
 

Aconteceu no Parque de Exposições de Presidente Médici , o 3º Leilão Direito de Viver, toda a renda obtida será para a construção do Hospital do Câncer da Amazônia em Rondônia