A brincadeira de soltar pipa no município de Ouro Preto do Oeste vem se tornando um perigo iminente, mas não para quem as solta, e sim para os condutores de bicicletas, motocicletas e até mesmo para pessoas que andam em carrocerias de veículos que, sem saber, estão correndo risco de serem lesionadas, e até mesmo degolados por linhas chilenas e de cerol.
A linha chilena é uma espécie de cerol industrializado e com poder muito mais cortante do que a linha com cerol que por sua vez é a mistura caseira de vidro moído e cola. Infelizmente, a maioria das pipas que se veem nos céus da cidade de Ouro Preto do Oeste utilizam em suas linhas cerol e em alguns dos casos são chilenas.
O número de vítimas por linha com cerol e por chilena no Brasil é assustador e constantemente se vê estampado nos noticiários pessoas que foram lesionadas e até mesmo mortas em decorrência desta brincadeira. Em Ouro Preto já foram registrados inúmeros casos de pessoas que foram lesionadas por linhas que continham cerol.
As autoridades do município, preocupadas com o grande número de pipas com linha chilena e cerol que são soltas em dias que está ventando e nos finais de semana, resolveram agir antes que venha a acontecer uma fatalidade.
A prefeitura iniciou a partir desta quarta-feira (7) uma campanha para conscientizar as pessoas, entre elas, crianças, adolescentes e até mesmo adultos, a não soltar pipas utilizando linhas chilenas e com cerol. A prefeita Joselita Araújo informou que inicialmente os alunos da rede municipal de ensino serão orientados pelos professores. Também será divulgado em toda a cidade.
Os fiscais municipais posteriormente irão atuar embasados no Decreto 6603, de 04 de fevereiro de 2008, que proíbe a soltura de pipa com linha chilena e cerol. Quem descumprir esta determinação poderá ser multado em até um salário mínimo em caso de reincidência. Quando se tratar de menor de idade, os pais é que serão penalizados.
Já o comandante da 3ª Cia da Polícia Militar, tenente PM Bruno Costa informou que quem for pego soltando pipa utilizando linha chilena ou com cerol poderá ser enquadrado no Artigo 132 do Código Penal: “Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente”, com a pena prevista de detenção de três meses a um ano, isso se o fato não constituir crime mais grave.
Bruno explicou que os pais têm a responsabilidade com relação aos seus filhos menores de idade que por ventura vierem a soltar pipas com linhas chilena ou com cerol, podendo eles ser conduzidos, caso constate que haja perigo para a vida ou saúde de outra pessoa, e serão enquadrados no artigo 132 do Código Penal, e o material, caso se constate que seja linha chilena ou com cerol, será apreendido e apresentado na Delegacia de Polícia Civil.
Matéria: Gazeta Centra
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
O ato aconteceu na madrugada desta quinta-feira (17) no bairro Bela Vista. Após conversa pelo Facebook, um menor de 16 anos convenceu uma ...
-
Por volta das 19h00, desta terça-feira (17), a Central de Operações da Polícia Militar, em Presidente Médici recebeu uma ligação informand...
-
Durante a cavalgada que aconteceu na cidade de Presidente Médici, por volta das 13h30, deste domingo, dia 26, uma Guarnição do GOE (Grupo ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário