quinta-feira, 8 de maio de 2014

Provas do Enem serão aplicadas em 8 e 9 de novembro

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 será nos dias 8 e 9 de novembro. As inscrições serão feitas pela internet entre os dias 12 e 23 deste mês. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo MEC (Ministério da Educação).

A previsão é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam, um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano passado. O valor da inscrição é R$ 35. Alunos de rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo são isentos. A taxa deve ser paga até o dia 28 de maio.

Em 2013, cerca de cinco milhões de estudantes fizeram o Enem. A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sisu
(Sistema de Seleção Unificada), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sisutec (Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.

O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e para a obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

Universidades portuguesas usarão Enem para brasileiros

Estudantes brasileiros poderão ingressar na Universidade de Coimbra, em Portugal, com a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O exame passa a ser aceito este ano para os candidatos a vagas de graduação. É a primeira vez que uma instituição estrangeira utiliza o Enem como critério de seleção.

A Universidade de Coimbra aceitará os resultados do Enem de 2011, 2012 e 2013 e dispensará os brasileiros dos exames portugueses, que, até o mês passado, eram obrigatórios pela legislação do país. As notas no exame terão pesos diferentes de acordo com o curso ao qual o estudante pretende ingressar. No site da instituição, está uma tabela com os pesos das pontuações.

Além desta instituição, a Universidade da Beira Interior, em Covilhã, também aceitará a nota do Enem para o ingresso de estudantes brasileiros em cursos de graduação. As notas do exame de 2012 e 2013 serão reconhecidas para os cursos que começam no segundo semestre deste ano. 

No site, a universidade explica que a classificação portuguesa utiliza escala  de 0 a 200 pontos e a do Enem, de 0 a 1.000 pontos, por isso, a conversão das classificações será feita dividindo a nota do Enem por cinco.

Da Agência Brasil noticias@band.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário