terça-feira, 6 de maio de 2014

Deputado Edvaldo Soares lembra data importante para a comunicação Brasileira

O deputado estadual Edvaldo Soares, lembrou na manhã desta segunda-feira (05-05) do dia do nascimento de Cândido Mariano Rondon (Marechal Rondon),
"patrono da comunicação no Brasil", Marechal Rondon deixou seu nome marcado na História Brasileira. Cândido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como “Marechal Rondon”, nasceu em Mimoso, no Estado de Mato Grosso, em 05 de maio de 1865, militar e sertanista Brasileiro. Ainda jovem, participou dos movimentos abolicionista e republicano. Como chefe do Distrito Telegráfico de Mato Grosso, participou da comissão de construção da linha telegráfica entre os estados de Mato Grosso e Goiás. Durante esse trabalho, desbravou terras, sempre mantendo relações amigáveis com os índios.
Com a comissão Rondon, construiu a primeira linha telegráfica a chegar até a região amazônica. Realizou inúmeras expedições por esta região. Criou o “Serviço de Proteção aos Índios”. Em 1955 foi condecorado pelo Congresso Nacional com o título de “Marechal do Exército Brasileiro”. Dois anos mais tarde, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz. Morreu aos 92 anos, em 1958, no Rio de Janeiro. Rondon teve papel importante como desbravador, descobrindo rios, registrando topografias, e atuando como pacificador de tribos indígenas. De prodigiosa inteligência, chegou a guiar o então presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, e sua comitiva, a uma viagem pelo interior do Mato Grosso.
Datas de reconhecimento ao Marechal:
Em seu aniversário de 90 anos, recebeu o título de Marechal do Exército Brasileiro, concedido pelo Congresso Nacional; Em 17 de fevereiro de 1956, o Território Federal do Guaporé teve seu nome alterado para Território Federal de Rondônia, em 1981 elevado a estado. O reconhecimento da obra de Rondon extrapolou as fronteiras do Brasil. Teve a glória de ter seu nome escrito em letras de ouro maciço no Livro da Sociedade de Geografia de Nova Iorque, como o explorador que penetrou mais profundamente em terras tropicais, ao lado de outros imortais como Amundsen e Peary, descobridores dos pólos norte e sul; e Charcot e Byrd, exploradores que mais profundamente penetraram em terras árticas e antárticas. Rondon é o "Patrono das Telecomunicações no Brasil", e 05 de maio é o Dia Nacional das Comunicações, criado em sua homenagem.
Fonte:Mateus Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário