terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Superintendente do Dnit anuncia obra no Rio Pirarara, em Cacoal

O problema causado pelas chuvas que fazem transbordar os rios que cortam o município de Cacoal parece que terá uma solução. Há anos os moradores do bairro Floresta e demais bairros do município que estão nas proximidades do rio Pirarara sofrem muito com as chuvas que são comuns no período de inverno.
Por iniciativa da senhora Edivane Labendz, moradora de um dos bairros atingidos, as ações foram organizadas. Ela colheu cerca de 1.500 assinaturas dos moradores, fez fotos e vídeos do local e foi atrás de diversas autoridades. Embora todas as pessoas procuradas saibam da necessidade de solucionar o problema, as reivindicações foram ignoradas por todos os políticos eleitos por Cacoal. Assim, Edivane Labendz procurou o senhor Ademar Oliveira, assessor do senador Ivo Cassol, e que possui boa relação de amizade com o deputado federal Luiz Cláudio, de Rolim de Moura. Os documentos foram encaminhados para os parlamentares e as coisas começaram a mudar. Cassol e Luiz Cláudio articularam a liberação de uma emenda de bancada no valor de R$ 26.000.000,00 para fazer as obras necessárias no local.
As pessoas que moram nas proximidades do rio Pirarara sofrem muito e todos os anos o problema é o mesmo. Em diversas ocasiões, as pessoas tiveram que acordar no meio da noite para fugir das águas que invadiram os lares. A situação realmente é muito complicada. As manilhas que existem atualmente não suportam o volume de água e acabam provocando grandes inundações. A simples troca de uma manilha por outra um pouco maior não resolve os problemas, porque dependendo do volume de água da chuva, o problema acontece sempre. A impressão que dá é que as autoridades não sabem do problema, mas sempre que há eleições, diversos políticos de Cacoal diziam que vão resolver. Nunca resolveram nada.
Em recente visita no município de Cacoal, o Superintendente Regional do DNIT, Dr. Sérgio Mamani, confirmou a existência da emenda do senador Ivo Cassol e do deputado federal Luiz Cláudio. Mamani informou em reunião que contou com a participação de diversas lideranças de Cacoal, que os estudos para solucionar os problemas já foram feitos e que está em fase de elaboração do projeto para a construção de uma ponte no local. Ele disse que esse projeto é feito por outras empresas, uma vez que o DNIT não possui um quadro de Engenharia que possa elaborar projetos para esse tipo de obras. Nos próximos dias, segundo Sérgio Mamani,  acontecerá a licitação da obra e as pessoas que sofrem com o eterno problema poderão respirar aliviadas. O chefe do DNIT destacou que o senador Ivo Cassol e o deputado Luiz Claudio têm trabalhado muito para atender a região de Cacoal e Pimenta Bueno e que há diversos outros recursos para serem utilizados na região resultantes de ações dos dois parlamentares.
Na reunião que aconteceu em Cacoal, com a presença do Chefe do DNIT, da vereadora Maria Simões e o deputado Luiz Cláudio, Edivane Labendz esclareceu que o rio Pirarara divide a cidade e que existem órgãos importantes do lados diferentes do rio. De um lado está o Hospital Regional; de outro lado o HEURO, que faz os prodecimentos para encaminhar pacientes ao Regional. Nos dias de chuvas fortes, as ambulâncias não podem fazer o trajeto e isto pode provocar a morte de pessoas. Além disso, existem milhares de pessoas de um lado e de outro do rio. Essas pessoas necessitam se deslocar para setores diferentes da cidade. Isso justifica a necessidade e a importância da obra. As pessoas que vivem na região estão muito preocupadas porque os prejuízos costumam ser muito grandes. Como o DNIT informou que fará a obra, as pessoas estão com muita esperança e esperam ver o drama resolvido, com os trabalhos da construção da ponte.
Fonte: Tribuna Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário