O Jornalismo está no sangue e a pauta do dia é salvar vidas. Nesta segunda-feira (07), Dia do Jornalista, o Hemocentro dedicará sua atenção em agradecer ao papel desenvolvido pelos jornalistas na função de informar a sociedade sobre a importância da doação de sangue.
Aproveitando a ocasião, o Hemocentro também convida os profissionais da imprensa para que façam suas doações de sangue. Para efetivar a doação, a pessoa precisa estar de posse de um documento com fotografia.
O jornalista tem papel fundamental na hora de mobilizar doadores. São eles que informam todas as necessidades do Hemocentro e ajudam manter o estoque em dia. “O jornalista ajuda salvar vidas, quando produz material sobre o tema. Por ele, que os doadores, muitas vezes tomam conhecimento da necessidade de manter as doações em dia. Precisamos dessa parceria tão fundamental. Só temos que agradecer e homenagear todos os jornalistas”, declarou o presidente do Hemocentro, médico Orlando Ramires.
Rondônia se destaca quando o assunto é mobilização para doação de sangue. Mais uma vez sai na frente e está promovendo campanhas para salvar vidas. Com os problemas causados pelas enchentes, o que já era uma dificuldade, agora ficou ainda maior. O número de doações caiu em mais de 30%, segundo dados do Serviço Social do Hemocentro. O Governo está preocupado com as possíveis epidemias causadas pelas enchentes e está fazendo um trabalho de prevenção.
Segundo Orlando Ramires, os trabalhos estão focados para manter o banco de sangue dentro da normalidade. Ou seja, capaz de atender possíveis demandas ocasionadas pelas enchentes. “Sabemos que nossa demanda será grande. Nossa equipe técnica está atenta e vamos trabalhar para atender todos que precisarem de sangue. Nossa meta é salvar vidas”, explicou Ramires.
Para doar sangue é muito simples e rápido:
» Estar em boas condições de saúde.
» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos.
» Pesar no mínimo 50 kg.
» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
» Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Texto: Lú Braga
Fotos: Marcos Freire
Decom - Governo de Rondônia
Nenhum comentário:
Postar um comentário