terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Aprovado projeto que proíbe saleiro em mesas de bares e restaurantes da Capital

Projeto proíbe saleiros em mesas
de restaurantes. Foto: Reprodução
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou na tarde desta segunda-feira (15), o projeto de lei que institui o Programa Menos Sal, Mais Saúde e a Semana Menos Sal, Mais Saúde na Capital. O objetivo da proposta, apresentada pelo vereador Delegado Cleiton (PDT), é promover campanhas permanentes para conscientizar os servidores públicos municipais, os alunos da rede municipal de ensino e a população em geral sobre os efeitos nocivos do consumo e do uso excessivo de sal na alimentação.

Saleiros fora da mesa

Os vereadores aprovaram também uma emenda, de autoria da vereadora Sofia Cavedon (PT), que inclui artigo determinando que os estabelecimentos não mais colocarão recipientes com sal (saleiros) sobre as mesas em bares, restaurantes e similares, incluindo cantinas localizadas em hospitais, centros de saúde e escolas.
O sal só será fornecido se o cliente solicitar. A emenda, porém, não prevê punições aos estabelecimentos que continuarem disponibilizando o produto nas mesas. “O objetivo da emenda é diminuir a exposição dos consumidores ao consumo inadequado de sal”, explica Sofia.

Hipertensão

O vereador responsável pelo projeto sugere que a Semana Menos Sal, Mais Saúde seja realizada anualmente no período de 20 a 26 de abril, oferecendo ações de medição da pressão arterial, distribuição de panfletos e realização de palestras por especialistas das áreas de saúde e nutrição.
Delegado Cleiton embra que o consumo excessivo de sal é apontado como um dos principais causadores da hipertensão arterial, que, muitas vezes, é causadora de doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e derrames e infartos. “Nos últimos anos, cresceu de modo assustador o número de brasileiros com doenças ligadas à alimentação industrializada, contendo componentes prejudiciais nem sempre informados de modo claro aos consumidores, como no caso do sal, presente, inclusive, em doces e sobremesas”, afirma.
Fonte:plantao.rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário