Maria de Jesus - Secretaria de Saúde de Presidente Médici |
As mudanças entraram em vigor no primeiro dia do ano e foram anunciadas pelo Ministério da Saúde. As alterações aconteceram, principalmente, no número de doses.
O esquema da vacina contra a poliomielite vai funcionar da seguinte forma: agora a vacina oral da terceira dose será substituída pela vacina injetável, que passa a ser aplicada aos dois, quatro e seis meses de vida dos bebês.
Para a pneumocócica, que protege contra doenças bacterianas, serão somente duas doses, aplicadas aos dois e quatro meses. O reforço permanece aos 12 meses de vida. Já para a meningite, que tinha o primeiro reforço aos 15 meses, isso passa a acontecer aos 12 meses e a primeira e segunda doses serão aplicadas aos três e cinco meses de vida.
Houve mudanças também na vacina contra a hepatite. Quem quiser se imunizar contra o tipo A, vai poder tomar a primeira dose a partir dos 15 meses de vida. Já a do tipo B está liberada para toda a população, independente da idade.
Para o vírus HPV, ao invés de três doses, serão programadas apenas duas. A segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira e protege meninas que têm entre nove e 13 anos.
NOVO CALENDÁRIO DE VACINAS
Poliomielite - Uma dose injetável aos 2, 4 e 6 aos meses de vida
Pneumonia - Duas doses, aos 2 e aos 4 meses. Reforço aos 12 meses
Meningite - Duas doses, aos 3 e 5 aos meses. Reforço aos 12 meses.
Fonte:G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário