A temporada de chuva atrasou, mas chegou em Ji-Paraná. E com as chuvas seguidas o nível do Rio Machado já apresenta alterações. No final de dezembro, o rio marcava cerca de 7 metros, em janeiro já subiu mais de 1 metro.
“Choveu pouco até agora, mas com as chovas seguidas, já tivemos alterações nos níveis”. É isto que explica o tenente José Aparecido dos Santos. Nesta terça, de acordo com dados do Corpo de Bombeiros, o rio marcou mais de 8 metros.
Na mesma época em 2015, o rio marcava quase dois metros a mais, se aproximando dos 10 metros. “Este ano está bem tranquilo, começamos a verificar desde o final de dezembro e, para o Corpo de Bombeiros, está normal”, explica Santos.
A dona de casa Nadir Isabel mora à beira do rio há 16 anos e conta que ficou feliz com a demora do inicio da chuva e mas não tem boas expectativas para este ano. “Acho que esta semana até a outra ela (água do rio) já está aqui na porta de casa”, lamenta. Dona Raimunda concorda que a chuva demorou a chegar e conta que está preocupada. “Dessa noite para cá, subiu um tantão. Tenho muitas crianças, e isto muito preocupada”, conta.
O nível do Machado em Ji-Paraná sofre influencias diretas da quantidade de chuva que cai nas cabeceiras do rio, na região de Pimenta Bueno (RO) e Cacoal (RO). “Muita chuvas nestas regiões, dois dias depois enchem aqui. Enche muito rápido, mas seca muito rápido também. É imprevisível”, explica o tenente.
Mas, mesmo com a situação tranquila, o tenente explica que a corporação permanece em estado de alerta até o mês de abril. “Ficamos em alerta, pois neste período é que costuma ter a cheia. Assim a população também deve se prevenir e, caso precise, não deixar para a última hora para não perder seus bens”, orienta o tenente.
Matéria: G1/RO
Nenhum comentário:
Postar um comentário