quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Prefeitura comanda força-tarefa para socorrer famílias das enchentes

Com a cheia crescente dos Rios Machado e Urupá, que já alcançou 11,60 metros, tiveram início nesta quarta-feira (26), no Gerivaldão, os trabalhos de amparo aos desabrigados de Ji-Paraná estão sob a responsabilidade da Prefeitura. Cerca de 15 técnicos e funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) estão trabalhando no local e cuidando de famílias que perderam muitos bens, e alguns a própria casa, com a enchente. Até o momento, felizmente, não há registro de nenhum óbito. “Vários órgãos da prefeitura estão mobilizados para dar o atendimento mais humanitário possível à esta população carente”, declarou Maria Sônia Reigota, secretária municipal de Assistência Social. 


As famílias estão sendo acolhidas na quadra de esportes, são entrevistadas e cadastradas por assistentes sociais, recebem mantimentos, orientações e refeições de uma cozinha-piloto montada pela Semas, nas próprias instalações do Gerivaldão. As crianças que necessitam de alimentação especial são tratadas individualmente. 

Muitas outras providências estão sendo tomadas, no ritmo que uma situação alarmante como esta exige: carros da prefeitura estão levando estudantes às escolas, evitando que percam aulas neste período; agentes municipais encaminham animais domésticos para o Centro de Controle de Zoonoses; empresários cedem seus caminhões e outros veículos na operação de busca das famílias alagadas; e o Corpo de Bombeiros está no local com várias viaturas de plantão, e até barcos, para qualquer tipo de resgate, a qualquer momento do dia ou da noite. 

Até 15 horas desta quarta-feira, estavam sendo assistidas no ginásio 14 famílias, dezenas de adultos, 22 crianças e um bebê com apenas 20 dias de vida. A secretária Sônia Reigota, comunica que doações de roupas são sempre bem-vindas. “Quem quiser levar alimentos estamos precisando de leite, bolachas e macarrão. Colchões e fraudas também são muito necessários. Tudo pode ser deixado no ginásio Gerivaldão, durante o dia e até de noite”, completa.
As famílias ameaçadas pela enchente podem solicitar socorro ao Corpo de Bombeiros através do número 193 ou ligar para a Semas no telefone 3416-4188. Autor:ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário