sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Alvorada - População invade prefeitura para cobrar providencia do prefeito

Um grupo de moradores de Alvorada do Oeste está neste momento na Prefeitura Municipal para cobrar providências do prefeito quanto à situação que se encontra o município.
O grupo que começou com cerca de 60 pessoas está aumentando e rapidamente forma uma multidão de populares, revoltados com a má administração municipal.
Uma equipe do Alvo Notícias já está no local para acompanhar a movimentação. Maiores informações em breve.
Fonte: Alvo em Foco

Terror na madrugada: Com “faquinha de serra”, Jovem tenta matar a esposa e acaba preso quando tentava fugir

A policia militar de presidente Médici prendeu, na madrugada desta sexta-feira (28), o jovem Wander Júnior Lima, depois de o mesmo tentar matar sua esposa, a jovem Tatiane Paulinho de Araújo, a golpes de faca.


Depois que a jovem chegou a casa onde moram, vindo da escola, em um horário não costumeiro, Wander começou uma discussão, que ficou calorosa, depois a sogra interveio na questão. Vendo que a situação saia do controle, Tatiane disse a Wander que chamaria a Policia Militar, caso ele não se acalmasse.

Diante do que foi dito, Wander se sentiu ameaçado, e com a “faquinha de serra” que empunhava, começou a desferir golpes por várias partes do corpo de Tatiane. No total, segundo o que ele informou ao delegado, foram oito facadas. Quando percebeu que a faca havia quebrado, por não ter muita resistência, Wander acertou o rosto de Tatiane com vários socos, e em seguida fugiu do local levando com sigo a lamina da faca (que havia se quebrado).

Wander foi preso pela policia militar ainda no mesmo bairro (Hernandes Gonçalves) aonde tentativa de homicidio aconteceu.

Ao ser interrogado pelo delegado, Wander afirmou que havia ingerido bebida alcoólica, e feito uso de droga (Maconha).

Tatiane Paulinho Araújo, depois de ter sido ferida, foi socorrida ao Hospital Municipal em estado grave. Depois de receber os primeiros atendimentos, a jovem foi levada para Ji-paraná.

Wander vai responder pelo crime de tentativa de homicídio.


TEXTO: FERNANDO PEREIRA.


Caminhonete da Secretaria de Segurança Pública capota na BR-364

Uma caminhonete Pajero Dakar da Secretaria de Segurança e Defesa da Cidadania do Estado de Rondônia, capotou no final da tarde desta quarta feira (26) na BR 364, a cerca de 10 km da cidade de Jaru em direção a Ariquemes.

Os dois ocupantes do veículo não se feriram gravemente, porém a caminhonete ficou muito danificada. Segundo Marcos Fernandes Vieira, que é segurança pessoal do secretario Marcelo Bessa, ele seguia conduzindo a caminhonete em companhia de um assessor de imprensa da SESDEC, em direção a cidade de Pimenta Bueno, onde Bessa, estará em reunião nesta quinta feira, e na curva da altura do km 435, o condutor afirmou que outro veiculo em sentido contrário iniciou uma ultrapassagem proibida, e para não colidir com o referido veiculo este fez uma manobra brusca que resultou em sua capotagem.

A caminhonete tombou e deslizou pelo asfalto com as rodas para cima por cerca de 70 metros até parar as margens da rodovia.

Por se tratar de um veiculo público, foi necessário a presença da pericia da cidade de Ariquemes, que só compareceu após quase quatro horas, fazendo assim os servidores serem vítimas do próprio sistema.

Por Jaru Online

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

CHEIA - BR-364 também interditada no Km 800

O Superintendente Regional do DNIT nos Estados de Rondônia e Acre, Engº Fabiano Martins Cunha, informou que após vistoria realizada pelo
Chefe do Serviço de Engenharia, Engº Antônio Gurgel do Amaral, hoje (27/02), optou-se pelo interrompimento total do tráfego na BR 364, sentido RIO BRANCO/AC, na altura do km 800, próximo a ponte sobre o Rio Jaci-Paraná, no distrito de mesmo nome.

O tráfego encontra-se interrompido nos dois sentido para todos os tipos de veículos, em virtude do aumento da cota do rio e a forte correnteza no local.
Haverá monitoramento permanente no local, realizado por Técnicos do DNIT em parceria com a PRF, visando a manutenção da segurança do usuário e a integridade física da rodovia.
Está prevista nova avaliação das condições de tráfego amanhã (28/02) nas primeiras horas do dia.
Fonte: ASCOM/SR DNIT-RO/AC

População rural de Rondônia será coberta por telefonia móvel

Distritos e localidades rurais abrangidos por uma circunferência de 30 quilômetros das sedes municipais de Rondônia passam a ter acesso à telefonia móvel, e com conexão de internet. A ampliação do sinal será oferecia pela operadora Claro, que venceu o certame da gestão estadual. Até o próximo mês de junho, 21 municípios serão contemplados com o projeto. Em dezembro de 2015, os 52 municípios estarão iluminados pela cobertura telefônica. Uma nova chamada pública deve ser feita, para operadoras interessadas em expandir o sinal em distâncias maiores que 50 quilômetros.

Para a Associação Rondoniense de Municípios – Arom, a telefonia móvel rural deve dar mais agilidade aos trabalhos das prefeituras e facilitar a vida das famílias de produtores rurais, escolas e fazendas. Durante apresentação do projeto por representantes da Claro, o presidente da Arom e prefeito Vitorino Cherque salientou que, “Atualmente, a falta de comunicação tem provocado muitos transtornos para os municípios, porque estão localizados fora da abrangência de telefones. Isso tem dificultado até na hora do cadastramento de projetos e convênios das prefeituras”.
A Arom pondera que os prefeitos dos municípios contemplados devem agilizar o processo de regularização das áreas necessárias para a instalação das torres que receberão e transmitirão o sinal. Para evitar atrasos burocráticos, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental prestará as orientações durante a retirada das licenças ambientais. Após o lançamento do projeto, o governador Confúcio Mouro entregou aos gestores municipais uma pasta com cópias das leis e orientações sobre a instalação das torres.
Na nova chamada pública, que ainda não tem data prevista para ser lançada, as empresas concorrentes deverão ofertar o serviço a distritos distanciados a mais de 50 quilômetros, como é o caso de Extrema, Calama (Porto Velho), e Triunfo (Candeias do Jamari) e outros pelo estado. Na primeira leva de municípios beneficiados pelo projeto, estão, por exemplo: Cabixi, Castanheiras, Chupinguaia, Colorado d’Oeste, Parecis, Pimenteiras d’Oeste, Presidente Médici, Primavera de Rondônia, São Felipe d’Oeste, Theobroma e Vale do Paraíso.
Autor: Willian Luiz/Arom
Foto: Daiane Mendonça

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Prefeitura comanda força-tarefa para socorrer famílias das enchentes

Com a cheia crescente dos Rios Machado e Urupá, que já alcançou 11,60 metros, tiveram início nesta quarta-feira (26), no Gerivaldão, os trabalhos de amparo aos desabrigados de Ji-Paraná estão sob a responsabilidade da Prefeitura. Cerca de 15 técnicos e funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) estão trabalhando no local e cuidando de famílias que perderam muitos bens, e alguns a própria casa, com a enchente. Até o momento, felizmente, não há registro de nenhum óbito. “Vários órgãos da prefeitura estão mobilizados para dar o atendimento mais humanitário possível à esta população carente”, declarou Maria Sônia Reigota, secretária municipal de Assistência Social. 


As famílias estão sendo acolhidas na quadra de esportes, são entrevistadas e cadastradas por assistentes sociais, recebem mantimentos, orientações e refeições de uma cozinha-piloto montada pela Semas, nas próprias instalações do Gerivaldão. As crianças que necessitam de alimentação especial são tratadas individualmente. 

Muitas outras providências estão sendo tomadas, no ritmo que uma situação alarmante como esta exige: carros da prefeitura estão levando estudantes às escolas, evitando que percam aulas neste período; agentes municipais encaminham animais domésticos para o Centro de Controle de Zoonoses; empresários cedem seus caminhões e outros veículos na operação de busca das famílias alagadas; e o Corpo de Bombeiros está no local com várias viaturas de plantão, e até barcos, para qualquer tipo de resgate, a qualquer momento do dia ou da noite. 

Até 15 horas desta quarta-feira, estavam sendo assistidas no ginásio 14 famílias, dezenas de adultos, 22 crianças e um bebê com apenas 20 dias de vida. A secretária Sônia Reigota, comunica que doações de roupas são sempre bem-vindas. “Quem quiser levar alimentos estamos precisando de leite, bolachas e macarrão. Colchões e fraudas também são muito necessários. Tudo pode ser deixado no ginásio Gerivaldão, durante o dia e até de noite”, completa.
As famílias ameaçadas pela enchente podem solicitar socorro ao Corpo de Bombeiros através do número 193 ou ligar para a Semas no telefone 3416-4188. Autor:ASCOM

Deputado apresenta projeto para legalizar a maconha

O Congresso Nacional terá de enfrentar o debate sobre a legalização da maconha. O Partido Verde (PV) apresentou uma proposta na Câmara que legaliza o plantio, a comercialização e a distribuição do produto. De acordo com o projeto de lei assinado pelo deputado Eurico Júnior (PV-RJ), protocolado ontem (25), o poder público será responsável pela implantação da política de uso da maconha, dando prioridade às medidas voltadas ao controle e à regulação das substâncias psicoativas e de seus derivados.

Esta não é a única proposta em discussão no Congresso sobre o assunto. Há duas semanas, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) pediu estudos à Consultoria Legislativa para embasar seu parecer a uma sugestão feita ao Senado, com o apoio de 20 mil internautas, para legalizar o plantio, o consumo e o comércio da substância. Na segunda-feira (24), foi a vez de o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) anunciar que apresentará um projeto com o mesmo objetivo na próxima semana na Câmara, em contraponto a uma proposta do deputado Osmar Terra (PMDB-RS) queendurece a legislação antidrogas, já aprovada pelos deputados.
Proteção
Ao anunciar a apresentação do projeto de Eurico Júnior, o PV diz que é o único partido a defender, de forma favorável e clara, em seu programa partidário,a legalização do consumo da maconha no Brasil. “O Partido Verde defende a legalização como uma forma de proteger os habitantes do país contra os riscos decorrentes do vínculo com o comércio ilegal da maconha e com o narcotráfico”, diz a nota distribuída pelo partido.
A ideia, sustenta o PV, é legalizar a maconha para reduzir a incidência do narcotráfico e do crime organizado, garantido a qualquer cidadão a liberdade individual de usar ou não a substância.
De acordo com a proposta, caberá ao poder público educar, conscientizar e proteger a sociedade contra os riscos do uso da maconha para a saúde, por causa do risco de desenvolvimento da dependência.
Limitações
Pelo projeto, será permitida a plantação, o cultivo e a colheita, em âmbito doméstico, de plantas cannabis de efeito psicoativo, para consumo individual ou compartilhado no recinto do lar, é de até seis plantas. O produto da colheita da plantação é fixado em no máximo 480 gramas anuais. O texto proíbe o acesso de menores de 18 anos de idade e de incapazes à planta para uso recreativo. Quem descumprir essa determinação, estará sujeito a responsabilidades penais.
A proposta também estabelece parceria entre o Ministério da Saúde e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas para promover políticas e mecanismos para a promoção da saúde e a prevenção do uso de cannabis, assim como assessoramento e orientação para tratamento de usuários da maconha que apresentem problemas de saúde em decorrência do uso da droga. OCongresso em Foco procurou o autor da proposição, Eurico Júnior, mas o gabinete informou que ele estava em viagem.
Outro projeto
O deputado Jean Wyllys também defende a legalização. Durante evento que lançou a pré-candidatura do senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) à Presidência da República, Jean anunciou que irá apresentar uma proposta na Câmara sobre o assunto nos próximos dias.
“É um projeto amplo de legalização e regulamentação da maconha, de consumo e de mercado”, afirmou o parlamentar. “Uso como experiência o Uruguai, o Colorado, Portugal – onde não está legalizada, mas há uma política de uso de drogas, e da Espanha. Eu peguei as quatro experiências e elaborei o projeto”, declarou o deputado ao portal UOL.
No Senado
O Senado também terá de discutir o assunto nos próximos meses. O senador Cristovam Buarque apresentará, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, parecer a uma proposta que libera o uso recreativo, medicinal ou industrial da droga.
A sugestão chegou ao Senado por meio do Portal e-Cidadania e recebeu mais de 20 mil manifestações de apoio. Caberá ao relator opinar pela rejeição ou pela transformação da proposta em projeto de lei.
O texto sugerido aos senadores prevê que o uso da maconha seja regulamentado, a exemplo do que ocorre hoje com bebidas alcoólicas e cigarros. Estabelece, ainda, que seja considerado legal “o cultivo caseiro, o registro de clubes de cultivadores, o licenciamento de estabelecimentos de cultivo e de venda de maconha no atacado e no varejo e a regularização do uso medicinal”.
Cristovam quer saber dos consultores como estão os processos de legalização da maconha em outros países, quais são os impactos científicos e econômicos da medida, seus benefícios e custos. O estudo solicitado pelo senador também deve indicar se a liberação contribui para o aumento ou diminuição do consumo da droga.
Uruguai
Em dezembro do ano passado, o Senado uruguaio aprovou a legalização da produção, distribuição e venda da maconha sob controle do Estado. Pela lei uruguaia, o usuário pode comprar até 40 gramas de maconha por mês, em farmácias, e cultivar até seis pés da erva individualmente.
Esse número sobe para 99 plantas caso os usuários se reúnam em clubes com 15 a 45 integrantes. O governo do país vizinho defende a medida como forma de reduzir o poder do narcotráfico e a dependência dos uruguaios de drogas mais pesadas.
Traficante e usuário
A chamada Lei Antidrogas (11.343/2006) proíbe o uso de substâncias entorpecentes, “bem como o plantio, a cultura, a colheita e a exploração de vegetais e substratos dos quais possam ser extraídas ou produzidas drogas”. A lei estabelece punições diferentes para usuários e traficantes. Quem for flagrado comprando, guardando ou transportando droga para consumo pessoal está sujeito a advertência, prestação de serviço à comunidade e a medida educativa de comparecimento a programas ou cursos.
Já os traficantes podem ser condenados de cinco a 15 anos de prisão, além do pagamento de multa. Cerca de 20% dos 550 mil presos brasileiros estão privados da liberdade por terem sido enquadrados no crime de tráfico de drogas. A lei, no entanto, não estabelece critérios objetivos para diferenciar o usuário do traficante. A decisão cabe ao juiz.
Fonte:congressoemfoco

Corpo a espera de Perícia Técnica é quase levado por enxurrada em Jaru

Em um período de aproximadamente três horas em que o corpo do adolescente Jonas Assis de Jesus, ficou estirado ao solo a espera da Pericia Criminal da cidade de Ariquemes, localizada a cerca de 100 km, familiares tiveram que enfrentar a angustia e a indignação ocasionada pela longa espera.


A revolta amentou com o inicio de uma forte chuva, que em minutos deixou o corpo do jovem rapaz, no trajeto de uma enxurrada. A cena desumana presenciada por dezenas de pessoas, só foi ter fim quase no inicio da madrugada desta quarta feira com a chegada da Pericia.

Policiais militares também tiveram seus trabalhos prejudicados uma vez que precisaram ficar no local guardando o corpo durante todo o período até o inicio dos trabalhos periciais. Os policiais tiveram muito trabalho para conter as frequentes investidas de familiares que queriam chegar até o corpo.

Este mês completa um ano e dois meses que a Sessão de Criminalística da cidade de Jaru, foi desativada. Tal retrocesso, ocasionou descontentamento da sociedade jaruense que se uniu e iniciou em vão diversos movimentos como solicitações diretamente ao secretário de segurança pública do estado, audiências públicas, abaixo assinados, recomendações do Ministério Público entre outros movimentos, que nem recebeu a atenção do Governador do estado.

  
Matéria: Jaru Online

Motorista perde controle, capota veículo e fica em estado grave

O acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira, 26, no KM 474 da rodovia federal 174, por volta das 7:30 h. De acordo com dados obtidos junto à Polícia Rodoviária Federal (PRF) o condutor do veículo Honda, modelo Civic, de placas OAS 2039, de Cuiabá (MT) identificado como Gleydson Nahim Macedo de Meira perdeu o controle da direção e capotou.
O automóvel ficou completamente destruído, e o motorista foi retirado das ferragens em estado grave. Os patrulheiros da PRF informaram que o estado Gleydson Nahim Macedo de Meira é delicado, e que ele foi conduzido ao Hospital Regional de Vilhena inconsciente.



01


IMG-20140226-WA0004


02


IMG-20140226-WA0005

03

Fonte: Extra de Rondônia
Texto e foto: Rômulo Azevedo

PRES. MÉDICI - REUNIÃO NO GABINETE DA PREFEITURA DELIBERA SOBRE TEMAS RELACIONADOS À OBRA DE IMPLANTAÇÃO DA REDE DE ESGOTO SANITÁRIO QUE ESTÁ EM ANDAMENTO NO MUNICÍPIO

Foi realizada, na manhã desta quarta-feira (26), no gabinete da Prefeitura de Presidente Médici, uma reunião entre a Prefeita do município, Lurdinha (PT), dois Vereadores, Sargento Rubi (PMDB) e Jorge do Idaron (PT), e Engenheiros da ÓTIMA, empresa que efetua a obra; da SUMUSA, que controla o recurso que está sendo investido; da empresa fiscalizadora, CONSTRUMAX, e da Comissão de Recebimento da Obra.


A reunião, que é realizada a cada dois ou três meses, teve por finalidade discutir temas relacionados ao andamento da obra.
As questões apresentadas foram: forma de gerenciamento do empreendimento público, pós-término e sobre custos para a população, no que diz respeito ao processo de ligamento.

Assim que a Obra for terminada a Prefeitura fará levantamentos para saber se o gerenciamento da Rede ficará por conta da CAERD, ou se será montado um sistema autônomo de gerenciamento. Depois de resolvida essa questão será definido o valor a ser investido pelo morador na ligação do esgoto doméstico à rede de recolhimento.

Segundo o engenheiro da ÓTIMA, empresa que efetua a Obra, Marcio Diogo, a rede de esgoto que está sendo implantada no Município, terá a capacidade para receber ligações de transferência de esgoto público-doméstico de 1.623 (mil seiscentos e vinte e três) residências. E que, desse total, será preciso que pelo menos mil ligações sejam feitas para que o sistema possa funcionar, e o dinheiro público investido, não seja perdido.

Os vereadores presentes à reunião e a prefeita concordaram em, através de mostrar a importância de melhoria quanto à saúde que a rede esgoto trará à população, implantar essa nova cultura, através de diálogo com os munícipes e de esclarecimentos através da mídia: falada, televisionada e escrita.

“Na medida em que novas situações forem aparecendo, reuniões serão realizadas para que possamos gerenciar as questões, de maneira que a obra não seja prejudica, nem tão pouco a população. Pois está uma obra importante e que recebe milhões em recursos” Disse a Prefeita Lurdinha (PT).
Fonte: Fernando Pereira

Rio Madeira avança sobre esgoto e causa proliferação de algas e aguapés em Porto Velho (RO)

A enchente recorde registrada em Porto Velho, com nível aferido pela Agência Nacional de Águas (ANA) nesta terça-feira (25) de 18,50 metros, em contato com o esgoto despejado em córregos e fossas provocou um alastramento de algas e aguapés em parte da cidade.
Em algumas ruas da capital, além dos transtornos causados pela inundação, a grande quantidade de vegetação aquática acaba obstruindo a saída das águas de dentro das residências.
Parte da Avenida Alexandre Guimarães, no Centro de Porto Velho, ficou completamente “verde” nesta terça-feira com a entrada da vegetação aquática.
Biólogos informaram ao De Olho No Tempo Meteorologia que mesmo com taxas elevadas de oxigenação provocada pela correnteza do rio Madeira, a proliferação de algas e aguapés ocorre rapidamente, uma vez que grande é a quantidade de esgoto lançado nos córregos que cortam o perímetro urbano. Muitas fossas residenciais também transbordaram, o que somente aumenta a quantidade de bactérias para o alastramento deste tipo de vegetação.

Porto Velho-RO 25-02-14 (Rondônia ao Vivo) 2Porto Velho-RO 25-02-14 (Rondônia ao Vivo) 3Porto Velho-RO 25-02-14 (Rondônia ao Vivo) 4Porto Velho-RO 25-02-14 (Rondônia ao Vivo) 5Porto Velho-RO 25-02-14 (Rondônia ao Vivo) 6Porto Velho-RO 25-02-14 (Rondônia ao Vivo) 7Porto Velho-RO 25-02-14 (Rondônia ao Vivo) 8(Crédito das imagens: Reprodução/Rondônia ao Vivo)
(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

ALAGAMENTO: MÉDICI - NÍVEL DO RIO MACHADO SOBE E OBRIGA FAMÍLIAS DEIXAREM SUAS CASAS; UMA DAS ESTRADAS VICINAIS FOI INTERROMPIDA

Pelo menos três das cinco famílias que vivem numa região que fica a uns 300 m da margem do Rio Machado em Presidente Médici, tiveram de ser retiradas de suas casas durante a madrugada desta terça-feira, pois as fortes chuvas, que caem sobre o rio machado e demais rios que nele desaguam, provocou um alagamento repentino, que surpreendeu moradores antigos da região que tiveram de pedir ajuda a vizinhos e parentes para que pudessem fazer a retirada dos moveis e outros pertences importantes de suas casas, para não se perderem com a água, que encheu as residências.


Como a retirada das pessoas aconteceu na madrugada e no calor de uma forte ansiedade, muitas coisas importantes ficaram pra trás, e para retornarem ao local, um dos vizinhos disponibilizou um barco de madeira a motor para auxiliar os moradores a terem acesso às residências.
Joel Souza, que é uma das pessoas que moram no local se antecipou em retirar seus dois sobrinhos e seu pai que com ele moram.

“Ontem de manhã -segunda-feira- sai para trabalhar e percebi que a água já estava um pouco alta, então, resolvi me antecipar, liguei pra secretaria de obras e solicitei do diretor que me enviasse um caminhão para fazer a retirada de nossas coisas” Relatou Joel.

A família de Joel e outras duas receberam amparo dos vizinhos que cederam espaço em suas casas para os recepcionarem.

A previsão meteorológica diz que as chuvas só irão parar no final do mês de Março; mas a expectativa dos moradores do local próximo ao Rio é de que, em mais dois ou três dias, as águas baixem e eles retornem às suas casas.

Na manhã desta terça-feira também, os moradores da 1º linha, na saída para Alvorada do Oeste, ficaram impedidos de vir à Cidade por que a estrada ficou interrompida com a subida do nível do Rio na Madrugada.
João Antonio, que tem um sítio na região, estava indo para lá, hoje de manhã, e acabou tendo que voltar porque não se arriscou a atravessas na água com sua motocicleta.

“É, raramente a gente vê uma situação como essa por aqui; eu fui surpreendido” Disse João Antonio, pouco antes de montar na moto e retornar para a Cidade.

A estrada que passa pelo cemitério velho, que dá acesso à BR-429, também ficou interditada por conta da cheia do Rio que chegou ao local.
A central de captação de água da CAERD, que fica a 100 m do Rio, ficou isolada, devido à cheia.