terça-feira, 29 de março de 2016

EM VILHENA, 8 GRÁVIDAS FORAM DIAGNOSTICADAS COM ZIKA VÍRUS

A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Vilhena, Maria Lima Siqueira Sato, confirmou na tarde desta segunda-feira, 28, o resultado positivo para o Zika vírus em oito grávidas. Os testes chegaram hoje e 12 suspeitas, que haviam sido notificadas, foram descartadas. A chefe do departamento acrescenta que das 8 grávidas, 5 estão no segundo trimestre de gestação; 2 no terceiro trimestre e 1 no primeiro.
“Sabemos que esse assunto ainda é muito novo para todos, mas queremos informar a população que estamos acompanhando através das equipes da Estratégia Saúde da Família as gestantes, além de oferecer 4 ultrassonografias e suporte psicológico, para todas as grávidas que foram diagnosticada com o Zika vírus”, explicou Maria Lima.
Segundo ela, apenas uma das oito submetidas ao teste já ganhou o seu bebê. “Graças a Deus o bebê nasceu sem intercorrências (sem microcefalia) devido ao Zika vírus. Logo que nasceu a criança realizou uma ultrassonografia de transfontanela normal (exame que permite diagnosticar e acompanhar lesões cerebrais no recém- nascido)” explicou. A Divisão Epidemiologia continuará acompanhando a família.
Prevenção para grávidas
As grávidas precisam redobrar os cuidados e esse é um momento de prevenção. “Temos que eliminar a possibilidade de água parada, para não surgir novos criadouros para o mosquito”.
Segundo o Ministério da Saúde, as orientações pertinentes as gestantes é o uso de repelente, claro indicado pelo seu médico, uso de roupas adequadas, uso de telas nas janelas e portas, e dormir com mosquiteiro. No caso de suspeitas de dengue, deve-se procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, para serem também investigadas as outras duas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.
A Secretária Municipal de Saúde- Semusa informou que, antes os exames eram enviados para fora do Estado, e hoje o exame realizado nas grávidas para o diagnóstico do Zika vírus já é realizado em Porto Velho no Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia- LACEN/RO.
Autor: Rondoniagora.
FOTO: WILMER G. BORGES

Nenhum comentário:

Postar um comentário