terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Câmara, MP e Judiciário de Médici apanham da prefeita, diz vereador

A insistência da prefeita Lurdinha do Sindicato (PT) em prosseguir com a convocação dos aprovados no concurso público de Presidente Médici/RO tem causado chateação, decepção e receio ao vereador Sargento Rubi (PMDB). Na última sessão do rito ordinário da Câmara, ocorrida na noite desta segunda-feira (14), o parlamentar tornou afirmar haver prática criminosa no certame e que os aprovados, se assumirem as vagas, serão prejudicados com a perda do emprego.
Para Rubi, a atual situação em que ao menos dois decretos de competência exclusiva do Poder Executivo foram sustados pelos vereadores denotam um “ringue de luta”. Contudo, ele defende que não há vencedor nem perdedor. Porém, nessa “guerra”, a gestora estaria apresentando vantagens descomunais, pois, na visão do parlamentar, Lurdinha “tem juntado os poderes Judiciário e Legislativo, e o Ministério Público num fecho como um monte de feijão colhido, para bater de cambão”.
A banana engoliu o macaco
A avaliação política do vereador Rubi, no concernente aos atos do Executivo, é a de que a prefeita comete equívocos sem precedentes e desconsidera os atos do Legislativo acerca do concurso. Para o edil, as medidas são contrárias à ordem natural das atribuições dos poderes, e foi categórico: “a banana engoliu o macaco”. O ex-sargento também afirmou que os vereadores têm tomado conta do Município e que, por isso, “o Japonês da Polícia Federal ainda não apareceu”.
Discursos
Na sessão, tanto a promotora de justiça de Médici, Dra. Lourdes, que compôs a mesa, quanto os demais vereadores, preferiam não fazer pronunciamentos acerca do concurso. Os parlamentares se ativeram a apresentações de requerimentos como solicitações de emendas e avaliar o período legislativo. Em tribuna, vereadores de oposição ao governo municipal como Ronaldo Pereira e Alfredo do Hospital, ambos do PSD, teceram críticas, mas enfatizaram a experiência como representantes da sociedade na Câmara.
O vereador Alfredo conseguiu a aprovação de um requerimento para o pleito de emenda no valor de R$ 100 mil para a aquisição e materiais e equipamentos para o centro cirúrgico do hospital unidade mista. Carrara (PTB) requereu por ofício solicitação de emenda parlamentar estadual para recapeamento de vias urbanas e destacou avanços da administração de Médici com mais acesso a serviços, especialmente na área de saúde.
Já o vereador Professor Ailton da Sexta Linha (SDB) enalteceu a atuação do governo mediciense em conjunto com o governo do estado. Neste sentido, o vereador Jorge do Idaron (PT) complementou dizendo que o governo de Rondônia tem postura favorável ao desenvolvimento de Médici. Jorge também destacou publicação de O Globo em que divulga um relatório recente da ONU sobre a importância dos programas federais para a erradicação da pobreza, como o Bolsa Família.
Autor: Estado Central
Foto: Eduardo Alecrim

Nenhum comentário:

Postar um comentário