quinta-feira, 14 de novembro de 2013

TORNADO? Fenômeno raro escurece o céu e assusta moradores de Buritis

Moradores de Buritis se assustaram com um fenômeno raro que se formou no céu de Buritis no final da tarde de terça-feira. O fenômeno climático conhecido pelos meteorologistas como “nuvem funil” foi tão intenso que destelhou e destruiu casas, derrubou muros e chegou a ser avistado por moradores das áreas chacarera localizada a cerca de 4 km do local da ventania.

O fato foi flagrado por dois leitores do site Buritis News, Claudir Antonio e Adriel kunrath que registraram com fotos e vídeos o fenômeno que teve início às 17h40, quando não chovia na cidade.
Segundo Claudir, a nuvem funil durou cerca de 10 minutos. “Pensei que fosse um tornado porque com o tempo foi aumentando de tamanho e descendo, mas não chegou ao chão. Estava na rua e todo mundo parou, inclusive, quem estava dentro do carro. O trânsito ficou parado”, Por sorte ninguém se feriu, mas foi apavorante lembrou ele. 
Segundo ele, depois da nuvem veio um forte vento e depois começou a chover muito forte na cidade. Moradores relatam ainda que árvores foram arrancadas e várias instalações elétricas arrebentadas, o que causou falta de luz em vários pontos da cidade. 
Em algumas casas, o fenômeno retorceu grades de janelas e móveis e eletrodomésticos foram levados pela ventania para fora das residências.
A chuva forte que caiu logo após o fenômeno fez novos estragos, um muro caiu e uma enxurrada de água e lama invadiu e destruiu uma casa no setor 02, próximo a caixa econômica, as avenidas fico toda alagada, o asfalto da avenida Porto Velho, que também ficou alagada, prejudicando o trânsito de moradores e clientes do comércio da região. 
Na rotatória com av. Ayrton Senna, próximo ao semáforo, o asfalto ficou bastante comprometido, e motoristas que já encontram dificuldade para dirigir por causa do mau tempo precisam redobrar a atenção para desviar dos buracos. Moradores também enfrentam alagamentos no setor 02, onde a água da chuva não é escoada por causa da ausência de bocas de lobo. 
O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe) informou que a "nuvem funil" se forma a partir da base de uma nuvem Cumulonimbus ou Cumulus, sendo formada por uma coluna de ar que está girando. O fenômeno pode ser verificado em condições de grande instabilidade de ar quente e muito úmido, segundo o Cptec. O órgão informou ainda que o fenômeno não representa risco aos moradores por não tocar o chão.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário