Um vídeo postado no Youtube pelo servidor da Sedam em Cabixi, José Ribeiro da Silva, já contabiliza mais de 50 mil visualizações. A filmagem mostra “Zé Ambientalista”, como é conhecido um servidor de 55 anos, cercado por mais de 200 porcos da espécie “Queixada”.
Sempre envolvido em causas sociais, Ribeiro promove mutirões para retirar lixo dos rios Cabixi, Guaporé e seus afluentes. Também já tem centenas de fotografias de mais de 400 espécies de animais que habitam a região.
Em entrevista ao FOLHA DO SUL ON LINE, o ambientalista revelou que, no dia da filmagem, havia ido a um trecho da mata ciliar do rio Cabixi, e estava fotografando um dos porcos selvagens. De repente, surgiu a manada inteira, obrigando-o a subir numa árvore para evitar o ataque.
Zé Ribeiro, que passou quase uma hora trepado na árvore esperando a manada se dispersar, lamentou a incidência de crimes ambientais no entorno de Cabixi. Embora as caçadas tenham diminuído, a pesca predatória continua acontecendo nos rios da região.
Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário