quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Taxa de mortalidade por aids cai 71,1% em São Paulo

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Levantamento do Programa Estadual DST/Aids de São Paulo, divulgado hoje (31), mostra que em 2012 foram registrados 2.760 óbitos no estado em decorrência da doença, o que representa uma taxa de mortalidade de 6,6 por 100 mil habitantes. O resultado é 71,1% menor do que o registrado há 17 anos, em 1995, quando ocorreram 7.739 óbitos, e taxa de mortalidade de 22,9 casos por 100 mil habitantes.
O sucesso do programa paulista se deve a uma estratégia específica feita no estado e ao programa nacional, que determina, por lei, o acesso universal a terapia antirretroviral, segundo avaliação da coordenadora do Programa Estadual DST/Aids de São Paulo, Rosa Alencar.
'Além dos medicamentos [distribuídos gratuitamente] ao longo dos anos, uma das explicações do sucesso, a diferença que o programa tem, quando comparado com outros estados, é a estruturação de uma rede de serviços especializados', destacou.
De acordo com a coordenadora, são duzentos serviços de assistência especializada para tratamento das pessoas vivendo com HIV, em 145 municípios paulistas. Nos centros, além de médicos infectologistas e especialistas, há psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e outros profissionais que apoiam o tratamento.
Os primeiros casos da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (aids) no Brasil surgiram no início da década de 80, em São Paulo. Hoje, os grupos mais afetados pela doença são jovens, gays e travestis, profissionais do sexo, usuários de drogas injetáveis e a população carcerária.
Edição: Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
Agência Brasil - Todos os direitos reservados.

Motociclista tem o braço arrancado ao colidir com caminhão e morre a caminho de Porto Velho

Por volta das 10:25h desta quinta-feira (31), a equipe do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, foi acionada a comparecer na RO-459 sentido Alto Paraíso, onde uma ligação informava que na Linha C-80 teria um acidente de trânsito.
De imediato os socorristas se deslocaram para o endereço citado, e ali chegando constataram que a vítima Odair José Pereira, de 31 anos já havia sido socorrida pela equipe do Pronto Socorro de Alto Paraíso, onde posteriormente seguiu para Porto Velho ainda com vida, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e veio a óbito no início da tarde.

Populares que estavam no local informaram que a vítima seguia conduzindo uma motoneta da Marca Honda, Modelo Pop-100 de cor preta, placa NDM-3165/Ariquemes-RO no sentido Alto Paraíso, quando perdeu o controle da direção da motocicleta e veio a colidir na lateral esquerda de um caminhão que vinha em sentido contrário.

O impacto foi tão violento que decepou o braço esquerdo do condutor da moto, além de causar várias escoriações e lesões na perna e abdômen. A Perícia Criminal e a Polícia Militar estiveram no local e após os trabalhos de praxe, liberou a via e registrou a ocorrência no Quartel da PM em Alto Paraíso.

Fonte: yesmania.com.br

Dilma sanciona lei que inibe criação de partidos

Repórter da Agência Brasil
Brasília - A presidenta Dilma Rousseff sancionou hoje (31) a Lei 12.875, que inibe a criação de partidos políticos. A lei restringe o acesso de novas legendas a recursos financeiros do fundo partidário e ao tempo de propaganda na TV e no rádio. A medida foi publicada no &&Diário Oficial da União.
Pela lei, serão destinados 5% do total do fundo partidário, em partes iguais, a todos os partidos. Os 95% restantes serão distribuídos conforme a proporção de votos obtidos pela legenda na última eleição para o cargo de deputado federal. Para o cálculo, serão desconsideradas as mudanças de filiação partidária, ou seja, deputados que mudarem de partido durante o mandato não poderão levar os votos para a nova sigla, para contagem de tempo de propaganda e no fundo partidário.
Os horários da propaganda eleitoral serão divididos seguindo o critério de distribuição de de dois terços proporcionalmente ao número de representantes do partido na Câmara dos Deputados. No caso de coligação, será considerada a soma dos representantes de todos os partidos que compõem a chapa.
Edição: Carolina Pimentel
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
Agência Brasil - Todos os direitos reservados.
Noite de quarta feira (30) uma viatura da policia militar de Cacoal caiu dentro de uma valeta criada pela correnteza da chuva na rua Vinicius de Morais, segundo informações colhidas no local,
a viatura estava fazendo um acompanhamento de uma motocicleta Fazer 250 com um rapaz suspeito de cometer uma tentativa de homicídio, ao desviar de uma manilha no meio da rua sem sinalização a viatura caiu dentro da valeta que se formou na via, apenas o motorista teve algumas escoriações no braço.
Moradores da rua disseram que vários veículos já caíram dentro da valeta, e já procuraram as autoridades para tomar alguma providência, mas até o momento ninguém se pronunciou.





fonte: alertarolim.com.br

3 pessoas de Santa Luzia morrem em acidente com duas carretas e um Uno

Três pessoas morreram na madrugada desta quinta-feira em um grave acidente na BR 163 em Lucas do Rio Verde. Todos ocupavam um Fiat Uno com placas de Santa Luzia do Oeste, Rondônia, que colidiu contra dois caminhões. Os motoristas dos dois bi trem sofreram escoriações leves.


O acidente aconteceu por volta de 5 horas da manhã. Segundo o condutor da carreta bitrem que seguia sentido Cuiabá/Sorriso, o veículo Fiat Uno tentava fazer uma ultrapassagem numa curva quando acabou colidindo frontalmente contra seu veículo. “Ele fez uma ultrapassagem e não conseguiu fazer a segunda, acabou batendo de frente”, explicou.

O condutor ainda tentou evitar a colisão. A manobra fez com que a carreta bitrem saísse da pista. Já o condutor da carreta que estava sendo ultrapassada tentou manobrou para evitar a colisão. Mesmo assim, o veiculo de passeio, desgovernado, bateu na lateral da carreta, que tombou após a manobra do motorista para evitar a segunda colisão.

O motorista do Fiat Uno foi lançado fora do veículo. Quando os motoristas vieram em seu socorro ele ainda estava com vida. Porém, tinha fraturas múltiplas pelo corpo. Já os outros dois ocupantes ficaram presos ás ferragens.

O trecho onde ocorreu o acidente, distante 40 km da área urbana de Lucas do Rio Verde, ficou parcialmente interditado até às 8 horas, quando o veiculo de passeio foi retirado da pista.

A polícia acredita que os três homens com idades de 51, 58 e 84 anos, residiam em Rondônia. Não há informações sobre parentes na região. Os corpos foram encaminhados para uma funerária de Lucas do Rio Verde.

fotos: rondoniaweb.com
fonte: O Observador

Acre e parte do Amazonas voltam a ter duas horas a menos que Brasília

Da Agência Brasil
Brasília - A presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.876/2013, que alterou o Decreto 2.784/1913, para restabelecer os fusos horários do  Diário Oficial da União e entra em vigor no segundo domingo de novembro.
Acre e de parte do Amazonas, até então reduzidos para uma hora pela Lei 11.662/2008, que foi revogada. Com isso, Acre e a parte do Amazonas que fica a oeste da linha que, partindo de Tabatinga (AM) segue até Porto Acre (AC), voltam a ter duas horas a menos que Brasília. A lei foi publicada hoje (31) no
Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima e a parte do Amazonas que fica a leste da linha que, partindo de Tabatinga (AM) segue até Porto Acre (AC), permanecem com uma hora a menos de Brasília.
Edição: Talita Cavalcante

RONDÔNIA: Acidente com vitima fatal na BR 429 envolvendo família de Seringueiras

Por volta das 10:00hs, desta quarta feira/30,uma Família de Seringueiras, viajavam pela BR 429, com um veículo Ford Ka, o motorista acabou saindo fora da pista caindo dentro de um pasto.

O acidente aconteceu próximo de Alvorada do Oeste, perto do km 102. Uma mulher não resistiu os ferimentos e veio a falecer ao dar entrada no hospital municipal. 
Informações dão conta que as pessoas envolvidas no acidente, é parentes dos empresários do ramo de generos alimentício, Supermercado Cerejeiras.
Dados sobre família:
O motorista trata-se Mauro de Souza de Costa de 27 anos, esposa Danielly Carina de Paiva, 24 anos, sofreram apenas escoriações.
Marli de Souza Costa de 33 anos ainda chegou ser socorrida, mais não resistiu e faleceu logo após dar entrada no hospital municipal de Alvorada.
O bebê Derick de Paiva Souza de aproximadamente um ano, foi transferido para Ji-Paraná, pois eu estado de saúde aspira cuidados.
O corpo de Marlly, ja se encontra na funerária de Alvorada para trabalhos de praxe, e logo será transladado provavelmente para Seringueiras cidade onde residem seus familiares.

A policia militar atendeu a ocorrência, até a chegada da perícia.




fonte: Correio do Vale

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

DETRAN/RO - Dirigir e mandar torpedo aumenta em 23 vezes as chances de acidentes

Um dado estatístico sobre segurança no Trânsito chama a atenção. Dirigir e mandar torpedo aumenta em 23 vezes as chances de acidentes. É o que garante a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego ( ABMT). Um hábito perigoso dos motoristas dos tempos atuais que é facilmente notado nas ruas de Porto Velho.

 Ainda de acordo com a ABMT, um carro a 60 km/h percorre 17 metros por segundo. Se o motorista olhar para o celular por dois segundos, vai dirigir às cegas por 34 metros. É como se ele tivesse bebido.
O que muita gente não sabe, ou finge não saber, é que mandar SMS, usar um aplicativo ou acessar a internet ao volante também são infrações de trânsito.
Usando a  educação como forma de prevenir, o Detran – Departamento Estadual de Trânsito em  Rondônia está veiculando campanha publicitária que combate frontalmente este comportamento de risco alertando que o acesso virtual no trânsito tem consequências reais
A campanha “Seguir em frente” desenvolvida pela agência rondoniense Multimídia MKT  utiliza uma abordagem séria e chocante, com um efeito de alto impacto. Para a internet foi produzido banners animados com ênfase na consequência de “navegar” na internet enquanto dirige. Para os usuários dos jornais eletrônicos do estado, a imagem que surge na tela e explode com o impacto de acidente prende a atenção, conseguindo atingir o publico alvo (usuário de internet via celular) que também é consumidor de noticias “on-line”.  Em outro recurso de mídia, em alguns outdoors foram utilizados uma aplicação para tornar mais real o efeito de impacto.
O Detran/RO segue a linha de propagandas realizadas pelo Ministério das Cidades no “Parada pela Vida – Pacto Nacional pela Redução de Acidentes” , que foca a reeducação de novos hábitos dos condutores de veículos do século 21.
E fica o alerta, dirigir falando ao celular, mandando torpedo, acessando o Facebook é infração de natureza média, com quatro pontos na carteira e multa de R$ 85,13. Mas, o pior mesmo é o risco de provocar um acidente.
Fonte: Rondoniaovivo

PF descobre esquema de prostituição

Após oito meses de investigação a Polícia Federal, delegacia de Ji-Paraná, desencadeou ontem a operação denominada ‘Alícia”, prendendo Biatriz da Silva, de 35 anos, residente no bairro Primavera, Segundo Distrito.
As investigações deram início após a mãe de uma menor de 13 anos, procurar a delegacia federal para denunciar que sua filha estaria sendo aliciada para se prostituir. Na rede de prostituição, segundo o delegado Sandro Luiz Pereira, estariam envolvidos empresários, servidores públicos e até políticos da região. Adolescentes de Porto Velho, também eram aliciadas.
Segundo o delegado Sandro Pereira, no início do ano, ele foi procurado pela mãe de uma adolescente de 13 anos. Ela relatou que a filha apresentava comportamento estranho, como exemplo, perguntava qual era a porcentagem de um determinado valor em dinheiro. A partir dessa informação foi iniciada busca e escutas com autorização judicial, descobrindo que havia uma rede de prostituição comandada por Biatriz da Silva.
Os investigadores confirmaram que Biatriz da Silva agenciava mulheres, maiores e menores de idade para fazer programas com diversos tipos de pessoas da sociedade, como empresários, servidores públicos e até políticos. ‘Bia’, como é mais conhecida, também contava com os serviços de um motoboy que era o responsável para transportar suas vítimas até a sua residência, onde as mesmas se encontravam com os contratantes.
Ela também assegurou ao delegado que, supostamente, contava com o apoio do proprietário de um motel da cidade, local em que as mesmas mantinham relações sexuais com os seus contratantes.
Por programa, em média, era cobrado o valor de R$ 150, ficando com ‘Bia” 20%. Biatriz, anteriormente, já havia sido presa pela mesma acusação, mas foi absolvida pela Justiça. Outra passagem dela pela Justiça, foi pelo crime de tráfico de drogas.
Depoimentos
No decorrer das investigações o delegado, Sandro Luiz Pereira informou que ao menos três menores foram ouvidas. Elas teriam confirmado terem sido aliciadas para fazerem programas, através de contatos feitos por ‘Bia’.
Durante a sua detenção, ocorrida na sua residência, os investigadores apreenderam determinada quantia em dinheiro, recibos de motéis e, ainda, um computador com vasto material pornográfico como fotos e vídeos. “No meio desse material apreendido tinha até mesmo vídeo de pessoas mantendo relações sexuais”, disse o delegado.
Todas as pessoas, servidores públicos, empresários e políticos, citados na operação ‘Alícia’ terão que prestar esclarecimentos na delegacia de Polícia Federal. O delegado Sandro Luiz afirmou que as investigações ainda não foram concluídas. Ele também informou que adolescentes, residentes em Porto Velho, também eram aliciadas pela acusada. Bia é mãe de cinco filhos, todos menores de 18 anos, e uma delas pode ter sido usada para se prostituir.

TEXTO: J.Nogueira / Diário da Amazônia

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Acreditem: Prefeita do PT diz que vai copiar administração de Confúcio Moura

A prefeita Lurdinha do Sindicato, de Presidente Médici, declarou que vai se espelhar na gestão do governador Confúcio Moura.
A administração do município de Presidente Médici vai ganhar nova dinâmica. A afirmação é da prefeita Lurdinha do Sindicato [PT] ao declarar que apesar de ser de outro partido, apóia a maneira de governar Rondônia aplicada pelo governador Confúcio Moura [PMDB].

A declaração ocorreu na semana passada em reunião de trabalho do Governo da Cooperação no Centro Cultural Ivone de Melo, em Presidente Médici. “De mansinho ele [o governador] mostra à sociedade o que está fazendo para o povo de Rondônia”, avaliou a prefeita, como positiva a reunião ocorrida na cidade dela após ouvir atentamente a lista de obras do Governo do Estado.
O evento, presidido pelo secretário executivo do governador Waldemar Albuquerque, teve a função de reforçar aos participantes as ações que o Governo da Cooperação vem realizando em todo o Estado. Participaram da reunião chefes dos órgãos públicos estaduais instalados em Presidente Médici, vereadores, secretários municipais e o secretário regional de Governo em Ji-Paraná Romildo Pereira.

Médici 1
Para a prefeita, este formato de reunião com membros da administração direta é importante na difusão das ações realizadas. “É uma maneira ímpar de fazer política. Chega gentil, macio, e ganha espaço”, afirmou a prefeita. Já o vereador peemedebista Rubi entende que a reunião serviu para formar multiplicadores. “Cada chefe de órgão se torna um multiplicador das ações do Governo. É muito importante essa divulgação entre os gestores de cada órgão”, declarou o vereador.

Reuniões
As reuniões presididas pelo secretário executivo Waldemar Albuquerque vem ocorrendo sistematicamente em todas as regiões do Estado. Na região Central do Estado, Presidente Médici foi a primeira cidade a receber o evento. Na sexta-feira, os trabalhos foram retomados bem cedo pela manhã em Alvorada do Oeste em seguida em Urupá. Na parte da tarde o encontro foi em Ji-Paraná.

Para o secretário regional de Governo Romildo Pereira, que coordenou e agilizou as reuniões na área de abrangência da pasta, esta iniciativa do Governo é uma maneira de alinhamento de informações. “A reunião serve para que todos os gestores saibam o que o Governo faz em cada cidade do Estado”, declarou Romildo Pereira.
Fonte:Decom

Megaoperação das Forças Armadas leva médicos aos rincões do país

Está em curso uma das maiores operações logísticas já realizada pelas Forças Armadas brasileira. O objetivo não é deslocar tropas ou transportar armas, mas distribuir os 2.182 médicos estrangeiros que aderiram à segunda etapa do programa Mais Médicos em 783 municípios das 27 unidades da federação.
A previsão do Ministério da Saúde (MS) é que, a partir da próxima segunda-feira (4/11), quando eles estiverem em atuação junto aos 1,9 mil profissionais que aderiram à primeira fase do programa, 13 milhões de brasileiros estarão cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), grande parte deles moradores dos 700 municípios brasileiros que, até então, não contavam com nenhum médico.
Nesta etapa, foram contemplados 432 municípios do nordeste, 141 do norte, 100 do sudeste, 74 do sul e 36 do centro-oeste. Segundo o MS, a distribuição seguiu critérios técnicos, que deram igual prioridade às cidades em que é maior a parcela da população que depende completamente do atendimento ofertado pelo SUS e àquelas com alto percentual da população em situação de pobreza, conforme o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Operação
Onze aeronaves da Aeronáutica participam da operação, que teve inicio às 5:30 h de sábado (26), com a saída dos médicos de Brasília (DF), Recife (PE) e Vitória (ES) para Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Aracaju (SE), Teresina (PI), Petrolina (PE), Natal (RN), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Rio (RJ), Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), Maceió (AL) e Boa Vista (RR).
Nos estados, os médicos passam por novo processo de ambientação, com duração de uma semana. Durante as aulas, irão aprender mais sobre as variações da língua portuguesa falada em cada região, sobre os problemas de saúde mais comuns no local e conhecerão a rede de atendimento pública, antes de seguirem para seus destinos finais, em operações que serão coordenadas pelos governos e prefeituras.
A distribuição dos 500 profissionais que atuarão na Amazônia Legal, que exige mais estrutura, caberá às Forças Naval e Terrestre. Conforme planejamento do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), a Marinha dará suporte aos profissionais que chegarem a Manaus (AM), Belém (PA) e São Luís (MA) e o Exército cuidará dos direcionados à Macapá (AP), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT), Palmas (TO) e Rio Branco (AC).