Proprietários de bovinos e bubalinos têm que vacinar seu rebanho a partir do dia 15 de outubro. O período de vacinação segue até 15 de novembro e o prazo para os pecuaristas declararem a vacinação na Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) até 22 de novembro. Nesta Etapa, todos os animais devem ser vacinados e declarados, independente da idade.
De acordo com a Idaron, a expectativa é que sejam vacinados e declarados mais de 13,5 milhões de cabeças. “O produtor rural de Rondônia sempre atende ao chamado da Agência para vacinação do rebanho. Acreditamos que não será diferente nesta campanha”, fala o gerente de Defesa Animal, Fabiano Alexandre dos Santos.
O gerente salienta sobre os cuidados que os produtores devem ter durante a vacinação. “O pecuarista deve fazer um manejo adequado do rebanho, separando por idade, e sempre conservar a vacina em caixa de isopor com bastante gelo durante todo o procedimento”, informa Fabiano.
Para declarar a vacinação, o produtor deve ir à Idaron com a nota fiscal de compra das vacinas e com a relação do rebanho por faixa etária e sexo.
Os produtores que não vacinarem contra febre aftosa ou não declararem a vacinação poderão ser multados. Para quem não vacinar, a multa é de R$ 152,72 por animal não vacinado. Já para quem vacinar e não declarar a vacinação a multa é de R$ 152,72 por propriedade rural.
Campanha
Para essa Etapa de Vacinação, a Idaron desenvolverá atividades locais relativas à campanha de vacinação, de forma descentralizada, voltadas à educação sanitária e divulgação da campanha nas oito áreas de Supervisões Regionais da Agência.
“É importante que todos sejam responsáveis pela divulgação da campanha. Produtores, empresários, instituições, escolas, associações devem se engajar no processo, pois o sucesso da vacinação traz consequências positivas para todo o Estado”, fala o presidente da Idaron, Anselmo de Jesus.
Desta forma, segundo a Idaron, será garantida uma divulgação mais abrangente da campanha, com maior proximidade aos parceiros, especialmente produtores rurais.
O presidente da Idaron, Anselmo de Jesus, conclui dizendo que a Idaron tem que estar onde os produtores estão. “Todas as campanhas de vacinação são sucesso porque o produtor rural cumpre com o seu dever de vacinar os animais”.
Uma das diversas atividades programadas para a divulgação da campanha ocorrerá em sessão da Assembleia Legislativa do Estado, no dia 11 de outubro, às 15h. Também ocorrerão sessões em Câmaras de Vereadores, palestras em associações, pit stop, entre outras atividades.
Texto: Amabile Casarin
Foto: Ésio Mendes
Nenhum comentário:
Postar um comentário