sexta-feira, 2 de outubro de 2015

População de Médici terá exames e tratamento de câncer sem sair da região

Um esforço conjunto entre poder público e entidades passa a gerar atendimentos específicos da detecção e tratamento de cânceres da população de Presidente Médici/RO. Firmada nesta quarta-feira (30), a parceria envolve a administração municipal, a Maçonaria e o Hospital do Câncer de Cacoal, São Daniel Comboni.


Na prática, o projeto é independente das campanhas nacionais “Outubro Rosa” e “Novembro Azul” e ofertará serviços contínuos de realização de exames com o diferencial do tratamento. As equipes do Hospital do Câncer, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Médici, farão triagem, exames das mamas nas mulheres e coleta de sangue e toque retal nos homens.

A campanha será fechada com a inicialização e finalização de todo o processo de atendimento. É que, detectadas alterações suspeitas, os pacientes serão encaminhados ao Hospital Comboni para exames mais aprofundados e, caso os resultados sejam positivos para o câncer, os mesmos já receberão o tratamento na mesma unidade que é especializada.

Segundo a enfermeira Larissa Ramalho, que responde pela Semusa de Médici, a parceria visa centralizar os atendimentos para facilitar o acesso aos pacientes. A secretária destaca que, “Hoje o município colhe exames dos homens e os envia para Porto Velho e também agenda mamografias das mulheres na capital e em Ji-Paraná, mas os resultados só chegam com 45 dias”.

Com o acordo técnico entre Prefeitura e o Hospital do Câncer, o Município desenvolverá rastreamento precoce da população. Atualmente, Médici já oferta coleta preventiva que identifica alterações como câncer de colo de útero, mas com a campanha, as avaliações serão mais extensas e haverá encaminhamentos, transporte de pacientes à Cacoal e tratamento próximo da família.

Lurdinha do Sindicato, prefeita de Médici, ressalta que as conversações pela busca da parceria começaram no início do ano pela secretaria de saúde e que a consolidação da campanha deve salvar vidas e garantir mais saúde e tranquilidade aos munícipes. Segundo ela a gestão pensou em unir forças mobilizando seus profissionais e as entidades parceiras para propiciar o atendimento.

A arrecadação financeira para o custeio dos procedimentos de exames e tratamentos ficou por conta da Maçonaria, que já vem desenvolvendo o mesmo trabalho em outros municípios junto com a Associação mantenedora do Hospital Comboni, a ASSDACO. Dessa forma, a campanha envolve arrecadação, recursos humanos e locais de atendimentos da prefeitura e estrutura e tratamento do hospital do câncer.

A ideia da campanha já chegou a ser executada no distrito de Estrela de Rondônia, em que a equipe de saúde daquela unidade prestou os mesmos serviços que, agora, foram estendidos a todo o Município de Médici. Na cidadela, os trabalhos foram conduzidos pela médica Dra. Gisele e envolveram todos os profissionais como enfermeiros e técnicos de diversas áreas da saúde.


Autor: Assessoria/Prefeitura 

Nenhum comentário:

Postar um comentário