A estudante Ana Paula Schwengber da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Buriti, localizada no município de Buritis no estado de Rondônia, ficou entre os primeiros colocados entre os milhares de estudantes das escolas públicas estaduais de todo o país inscritos no prêmio Jovem Senador, realizado pelo Senado Federal.
Este ano os estudantes inscritos no 7º Concurso de Redação do Senado Federal – 2014 tiveram como tema proposto, “Se eu fosse Senador...”. Cujo mesmo foi apresentado pelo Senador Paulo Davim, presidente da Comissão do Projeto em 2013, durante a cerimônia de Premiação dos Jovens Senadores do ano passado em Brasília. A cada edição um novo tema é escolhido pela Coordenação de Relações Públicas e pela Secretária-Geral da Mesa e deve ser um assunto relacionado aos tópicos de civismo e patriotismo e que convide à reflexão sobre o exercício da cidadania, conforme art. 5º da Resolução nº42/2010, do Senado Federal.
Ana Paula tem 17 anos, atualmente cursa o 3º ano do ensino médio ficou como a 2ª colocada, concorreu com mais de 50 mil redações de estudantes de todo o Brasil. A estudante que não recebeu nenhum tipo de homenagem em nível de estado, estará viajando para Brasília para participar entre os dias 17 a 21 de novembro de uma Sessão Solene que será realizada pelo Senado Federal, onde irão homenagear a brilhante participação dos 27 primeiros colocados neste concurso de redações vivenciando por três dias das atividades que competem a um Senador da República. Ana Paula vai acompanhada de sua mãe e de um professor de língua portuguesa Mauro Vinicíus.
Sobre o concurso:
O Jovem Senador é um projeto anual, que proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.
A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. A legislatura tem duração de três dias e inicia com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a redação dos autógrafos, aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal. Os autores das 27 melhores redações, sendo um por unidade da Federação são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do País, simulando a atuação dos Senadores da República.
Fonte:Helen Esteves/Jornalista DRT/RO 1042
Nenhum comentário:
Postar um comentário