quinta-feira, 26 de junho de 2014

Em Médici, feira tem novo endereço

Em Presidente Médici, quem estava habituado a frequentar a feira na av. tira dentes, terá, a partir de ontem, quarta-feira (25), de se dirigir, todas as quartas e sábados, à rua porto velho com a castelo branco, ao lado da escola 15 de novembro, para comer seu pastel, comprar verduras, peixe e tudo mais que os produtores rurais trazem para vender. A feira funcionou, por mais de 15 anos, na av. tira dentes, contudo a
documentação de liberação para o funcionamento da mesma é para a av. 30 de junho, como o DENIT proibiu o funcionamento, por ficar muito próximo da BR-364, a feira teve de funcionar na tira dentes.
 A ideia de trazer a feira para o lado sul da cidade, parte em que reside a maior parte da população, foi do presidente da associação dos feirantes (AFEPREM- Associação dos Feirantes de Presidente Médici), Marquiano Vizoni Carvalho. “A ideia de instala-la aqui perto da escola 15 de novembro, surgiu porque queríamos centralizar feira, facilitando a vinda de todos, e consequentemente tentar um aumento nas vendas dos produtos que nossos produtores trazem pra cá” Disse o presidente.
 E a ideia do presidente, que era uma aposta, deu certo. O número de pessoas que compareceu à feira, em seu novo local, segundo os próprios produtores, foi mais que o dobro das que iam ao local anterior. O
produtor rural Obadias Lopes, que trabalha vendendo tomate na feira há dois anos, está feliz com a mudança “pois não foi só número de visitantes que dobrou, mas o de clientes também”, e ele diz que por mais que tenha chegado um pouco depois do horário de início da feira (que é às 17hs) ainda conseguiu vender mais que o dobro do que vendia, antes da mudança. “Nosso presidente teve uma excelente ideia. Se continuar vendendo assim, vou ter mais renda, terei de ampliar minha plantação de tomates, tudo vai melhorar, inclusive minha renda (risos). ” Disse seu Obadias.
A mudança está aprovada, não pelos feirantes, mas pela clientela também, pois o número expressivo de pessoas que compareceu ao novo local, deixa isso bem claro. O senhor João Valdivino, que é advogado, diz que a partir de agora será mais frequente à feira, ele tem o motivo. “Antes eu frequentava a feira uma vez ou outra, mas a partir de agora, serei assíduo, pois ela, além de estar melhor localizada, ficou bem pertinho de minha casa” Disse o Dr. João.
 No espaço reservado para as barracas que vendem pastéis e sucos, muita gente se reuniu para lanchar e descontrair um pouco, conversando e dando risadas, que foi o caso de Iverson Soares dos Santos, que trouxe mais três amigos à inauguração do novo local da feira. “Nós gostamos muito desse novo local, pois o espaço onde as mesas são postas é bem maior. A partir de agora, todas as quartas e sábados, estaremos aqui. ” Disse Iverson.
 Para que a feira pudesse funcionar na caçada ao lado do muro da escola, que estadual, o presidente conseguiu, depois de uma longa batalha, enfrentando burocracias, uma liberação da SEDUC-RO (Secretaria Estadual de Educação) para a instalação da feira. O local ainda não tem banheiros, mas, segundo o presidente (Marquiano) o problema será resolvido em breve. “Nós já temos o recurso para a construção dos banheiros, contudo, estamos precisando de um projeto. Estamos em contato com um engenheiro que irá fazer o projeto o mais rápido possível” Justificou o presidente. ”Aqui, além desse problema da falta de banheiros, nos falta uma melhor iluminação, mas até sábado, quando será o segundo dia da feira, queremos já ter resolvido este problema” Disse Marquiano.
 O lixo que fica espalhado pelo chão depois da feira não será problema, pois a equipe de limpeza continuará sendo paga para efetuar o serviço. A mais de 30 anos, os produtores rurais do município participam da feira na cidade. Ela já esteve instalada em diversos pontos, inclusive próximo à escola onde ela está hoje.
Fonte:Fernando Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário