segunda-feira, 27 de abril de 2015

PREFEITA DE MÉDICI AUMENTA OFERTA DE ESPECIALIDADES MÉDICAS

A partir do próximo dia 08 de maio, o atendimento médico municipal de Presidente Médici/RO contará com mais um importante reforço. Com a chegada de um cardiologista, a prefeitura passa a ofertar seis especialidades médicas, seis médicos em atenção básica e quatro clínicos gerais.

Os investimentos em especialistas visam agilizar consultas que demandavam gasto de tempo e recursos em transporte de pacientes a Ji-Paraná e Porto Velho, que já estão sobrecarregados.
A secretária municipal de saúde, Larissa Ramalho, observa que o acesso a médicos especialistas também faz parte da sistematização da oferta de saúde à população pela administração de Médici. Segundo a gestora, além de atrair os profissionais, a prefeitura vem dando condições em estrutura física nas unidades de saúde e ampliou o tempo em que estas permanecem abertas na cidade, distritos, vilas e zona rural.
A vinda de um cardiologista também deve combater um alarmante índice constatado pela Semusa. É que, as análises gráficas da secretaria referentes aos últimos anos apontam maior incidência de mortalidade em Médici na faixa etária entre 39 a 80 anos em razão das doenças que acometem o aparelho circulatório. “Com esse novo atendimento, daremos um acompanhamento melhor aos pacientes, sem que tenham de sair da cidade”, disse.
O custeio da área da saúde pelo Município de Médici está acima do exigido por Lei, segundo a prefeita Lurdinha do Sindicato (PT). Em 2014, o governo municipal empregou mais de R$ 5,2 milhões no setor, o que corresponde a 20,98% da recita enquanto que a legislação obriga a aplicação de 15%. Contudo, conforme salienta a administradora, as demandas são extensas e requerem a disponibilidade de inúmeros serviços para prestar os atendimentos que a comunidade precisa.
De acordo com a prefeita Lurdinha, atualmente o Município dispõe das especialidades de Cardiologia, Pediatria, Ginecologia, Dermatologia, Geriatria e Ortopedia. “Estamos cada vez mais próximos da população com sete equipes de Saúde da Família, que percorrem as linhas rurais e cidadelas com seis médicos, enfermeiros e vários técnicos. Os atendimentos também podem ser acessados na Unidade Mista e Unidades Básicas de Saúde instaladas nas zonas urbana e rural”, resume a gestora.
Autor: Willian Luz/Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário