terça-feira, 7 de outubro de 2014

Ji-Paraná e seu ‘talento’ para não eleger deputados estaduais

Mais uma vez o ji-paranaense não “bateu colocado” na hora de votar para deputado estadual. Das 24 vagas que compreendem a Assembleia Legislativa de Rondônia, apenas Airton Gurgacz (PDT) foi eleito “na rapa” para exercer esta importante função e representar a segunda maior cidade do Estado na Assembleia Legislativa.
Essa falta de talento para eleger deputados não é de hoje, um exemplo são as eleições de 2002, onde o Município de Ouro Preto do Oeste elegeu três deputados estaduais, enquanto Ji-Paraná elegeu apenas um e ainda foi através do coeficiente eleitoral. Naquele ano Leudo Buriti garantiu a vaga com apenas 3829 votos.
 Cantou a pedra
Airton Gurgacz, o único candidato a deputado estadual de Ji-Paraná eleito, já havia cantado a pedra na última semana em entrevista concedida com exclusividade ao Rul, onde ele, sem citar nomes, criticou alguns vereadores de Ji-Paraná por apoiar candidatos de outros Municípios.
 Também pesou
O grande número de candidatos a deputado estadual, alguns inclusive do mesmo partido ou coligação, contribuiu para o fracasso dos candidatos de Ji-Paraná. Alguns políticos também demostraram falta de foco durante a campanha, e todos esses fatores negativos refletiram na abertura das urnas e consequentemente nos resultados ruins.
Quem perde?
Quem perde é a população da segunda maior cidade de Rondônia, pois Ji-Paraná necessita de muitas emendas para suprir a demanda de importantes setores que vão de encontro a comunidade, entre eles: saúde, educação, infraestrutura, agricultura, esporte e cultura.
Menos mal 
A reeleição do deputado federal Marcos Rogério com mais de 60 mil votos e também a reeleição do senador Acir Gurgacz, ambos do PDT, é um fator positivo para Ji-Paraná e a promessa de muitos recursos federais.
Veja abaixo a lista com o número de votos dos candidatos a deputado estadual de Ji-Paraná       
Euclides Maciel – 11. 341
Airton Gurgacz – 9.176
Silvia Cristina – 7808
Leudo Buriti – 7291
Solange Pereira – 6.080
Edvaldo Soares – 4772
Márcia Regina – 4555
Anderson Exceller – 4.308
Marta Santa Casa – 2666
Edison da São Lucas – 2178
Sérgio Cussuol – 963
Tergon – 768
Zé do PT – 633
Ananias – 564
Matéria: Rul

Nenhum comentário:

Postar um comentário