sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Homens armados invadem fazenda, mata funcionário e provocam cenário de destruição e horror


Em uma ação criminosa na madrugada desta sexta-feira (10), possíveis sem-terras armados invadiram a fazenda Formosa, em Alto Paraíso, provocando um rastro de destruição e medo. O relato desesperador foi feito por uma das vítimas, Juan Francisco Bassan, de 43 anos.
De acordo com ele, a invasão começou bem cedo, por volta das 11h30 do dia 09, quando balearam seu companheiro de trabalho, não identificado, em uma emboscada. “Estávamos passando a cavalo, quando ouvimos os tiros. Meu colega de trabalho foi atingido e eu pulei do cavalo. Após correr muito, consegui me esconder na fundiária da fazenda, mas de longe vi os invasores queimarem a sede, as máquinas e o galpão. Após várias horas aguardando, dei a volta à pé pelo pasto para chegar pela frente do local”, disse Juan Francisco em depoimento aos policiais militares.

O Grupo de Operações Especiais (GOE), comandado pelo tenente Consalter, ainda foi ao local para tentar controlar o problema, mas não teve muito o que fazer, já que o companheiro de trabalho de Juan Francisco já estava morto há horas, além da destruição ter sido feita por todos os invasores armados que já tinham fugido do local há algum tempo.

Violência sem controle

No dia 23 de setembro, um grupo fortemente armado tentou matar o proprietário da fazenda Formosa. Ele estava trafegando dentro da área, quando teve o seu veículo atingido por disparos de arma de fogo. A vítima estava na companhia de um funcionário e ambos conseguiram abandonar o veículo sem serem atingidos e chamaram a polícia. Clique aqui e veja a matéria.

A Fazenda Formosa foi invadida em 2013 e teve a posse reintegrada pela Justiça. O atentado pode ter ligação com grupos de invasores.

Já no último sábado, dia 04, uma emboscada na fazenda Padre Cícero, localizada na linha C-35, distante cerca de 35 km de Monte Negro, resultou em uma morte e um ferido. Três funcionários transitavam dentro da fazenda numa pick-up, quando ao passarem por uma porteira, foram surpreendidos por um bando fortemente armado que efetuou vários disparos de arma de fogo contra o veículo. Veja a matéria aqui

Os tiros acertaram o vaqueiro Elias Pereira Pinto, de 33 anos, que morreu na hora. A segunda vítima foi identificada como Silvanei Bispo dos Santos, 31 anos, este último foi atingido por dois tiros. A terceira vítima conseguiu escapar ilesa.

Desde o início do ano de 2013 a fazenda Padre Cícero tem sido alvo de invasões de um grupo de sem-terra. Recentemente, a Justiça determinou pela terceira vez a retirada dos invasores.


Felipe Corona
Especial para o Rondônia Vip
Fonte:RONDONIAVIP

Nenhum comentário:

Postar um comentário