sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Cresce a emissão de passaporte em Ji-Paraná

A emissão de passaportes emitidos em Ji-Paraná vem crescendo, principalmente nesta época em que muitas pessoas viajam para o exterior a passeio ou a procura de um curso superior. Segundo os agentes da Polícia Federal, Pereira e Rezende, muitos estudantes ao verificarem que não foram aprovados em vestibulares no Brasil procuram a Delegacia da Polícia Federal (DPF) para emitirem seus passaportes. “O interessado na obtenção de passaporte comum deve ser brasileiro, preencher o formulário eletrônico de solicitação e agendamento no site da Polícia Federal na internet 
(http://www.dpf.gov.br/ser...rer-passaporte) e, posteriormente, apresentar-se no posto de atendimento escolhido, na data e horário agendados, portando todos os documentos originais que utilizou para fazer o agendamento”, informaram os agentes, ressaltando que como é grande a procura os agendamentos estão demorando e a pessoa tem a opção de agendar para outros locais como, por exemplo, Vilhena que não atende tantos municípios como Ji-Paraná. 


A DPF em Ji-Paraná funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h. No período da manhã são atendidas as pessoas que fizeram os agendamentos on-line e na parte da tarde são entregues os passaportes, que demoram aproximadamente 10 dias para serem emitidos. De acordo com informações da PF, não há renovação nem prorrogação de passaporte, se o da pessoa estiver com prazo de validade expirado ou prestes a expirar e ela desejar obter um novo documento de viagem, serão exigidos todos os documentos originais relacionados e a pessoa deverá solicitar a emissão. 

DOCUMENTOS - Os documentos necessários são os seguintes: Documento de identidade; Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve), sendo que na falta dos comprovantes, declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais, ou justificativa eleitoral; Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos; Certificado de Naturalização, para os Naturalizados; Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União - GRU referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido; 
O boleto de GRU será gerado automaticamente após o preenchimento do formulário de solicitação de passaporte pela internet, sendo imprescindível o CPF do requerente ou do seu responsável, se for o caso. O simples agendamento bancário não comprova o pagamento da taxa; Passaporte comum ou de emergência anterior, quando houver (válido ou não), sendo que a não apresentação deste, implica em pagamento da taxa em dobro, salvo o caso de roubo; e CPF.

MENOR- “No caso de menor de 18 anos, será exigida autorização expressa de ambos os pais, ou do responsável legal. Na ausência de um dos pais, apresentar o formulário próprio com a firma do genitor ausente reconhecida em cartório ou procuração específica, autorizando a emissão de passaporte ao menor, outorgada por um genitor ao outro, lavrada em cartório (procuração pública) ou com firma reconhecida (procuração particular). Em caso de óbito de um dos pais, apresentar a Certidão de Óbito original”, disseram os agentes, informando que o menor obrigatoriamente deverá estar presente no momento do requerimento do passaporte”, afirmaram os agentes. 

AGÊNCIAS- Algumas agências de viagens em Ji-Paraná estão orientando os clientes sobre os procedimentos para obter o passaporte. “O cliente interessado em obter o passaporte entrega todos os documentos originais na agência e a equipe preenche o formulário e faz o agendamento no site da Polícia Federal”, informou o proprietário de uma agência. O valor para obter o passaporte é R$ 156,07.
Fonte:Correiopopular

Nenhum comentário:

Postar um comentário