Os primeiros colonos chegaram ao local na margem da BR-364, na década de sessenta, instalaram-se em apenas quatro barracas no meio do lamaçal, dando-lhe o nome de Trinta e Três, por distar 33 quilômetros da Vila de Rondônia, atual cidade de Ji-Paraná. Seus moradores, todos agricultores, socorriam de alguma forma os motoristas e passageiros das viaturas que ficavam retidas em um imenso atoleiro conhecido por Muqui, nas proximidades do rio com este nome.O lugarejo crescia em número de habitantes e casas com a chegada de novos colonos que nele se estabeleciam a apesar da situação litigiosa. No primeiro semestre de 1972, sua população atingia mais de 800 habitantes e os ônibus que ligavam Cuiabá a Porto Velho, faziam ponto de parada no local, agora com aspecto de Vila e com dois nomes Nova Jerusalém e Nova Canaã, ostentados em placas distintas colocadas pelos líderes de cada grupo de agricultores em frente de suas respectivas casas.
Ainda em 1972, os colonos realizaram eleição para escolher a um único nome para localidade, sendo posta em votação os dois supracitados e mais Getúlio Vargas, Fátima do Norte, Cruzeiro do Sul e Presidente Médici, havendo sido escolhido esse último. O qual foi oficializado em 1973, ao ser o local elevado a categoria de sub-distrito, pelo Coronel do Exército Theodorico Gauva, na época governador de Rondônia.
Em decorrência de seu desenvolvimento sócio-econômico, o distrito de Presidente Médici elevado a município em 1981; mantendo este nome em “homenagem” ao Presidente da República Emílio Garrastazu Médici.
Atualmente, Presidente Médici está divida em 5 (cinco) bairros e 5 (cinco)conjuntos habitacionais
| Foto:Eduardo Alecrim | 
Os distritos são três: Estrela de Rondônia, Novo Riachuelo, Bandeira Branca; as vilas são duas: Vila Camargo e Santo Antônio.
População: 23 mil habitantes.
Texto Fernando Pereira
Fonte das informações e fotos: Wikipédia/Google e Facebook (Historia de Presidente Médici).



Saudades dessa Praça
ResponderExcluir