terça-feira, 31 de outubro de 2017

BRIGA DE FAMÍLIA ACABOU SE TORNANDO UMA TRAGÉDIA EM PRESIDENTE MÉDICI

Eliane Valério da Silva de 33 anos
Mais um homicídio(Feminicídio) aconteceu em Presidente Médici por volta das 23:30 horas dessa segunda feira(30),a guarnição da Policia Militar foi aciona pelo 190 para comparecer até a avenida São Luiz
onde havia acontecido um Feminicídio. dando conta que o próprio marido Manoel Lupa "Vulgo Lapinha da Verdura" tinha matado a sua esposa Eliane Valério da Silva de 33 anos, quando a guarnição chegou na residência tava com uma rede cortada é a casa cheia de sangue a cozinha principalmente onde pode ter sido ambiente do crime na casa tinha três crianças menores de idade que ali moravam, e quando ele chegou viu o acusado já com a faca e viu sua mãe morta e ele ficou em estado de choque. O acusado ainda tentou fazer alguma coisa com a criança é a informação é dada pela própria criança (que ele tentou enforcar criança com a corda da própria rede) esses é mais um crimes que aconteceu envolve violência doméstica em Médici.

Informações: BOP
Manoel Lupa "Vulgo Lapinha da Verdura"

GRUPO AMBIENTALISTA GARSA PROMOVE PALESTRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCO...

SECRETARIO NACIONAL DA AGRICULTURA VISITA A UNIR DE PRESIDENTE MÉDICI

Dias antes de ser morta, mulher foi à Polícia denunciar amante por estuprar filhas de 5 e 7 anos

A juíza Cláudia Vieira Maciel de Sousa, da 1ª Vara Criminal de Rolim de Moura decretou a prisão temporária de Idair dos Reis Maria, principal suspeito de ter matado a ex-amante, Selma Alves e de ter torturado as duas filhas da mulher, duas irmãs de 5 e 7 anos. Desde o domingo policiais tentam encontrar o homem, servidor público do Estado, sem sucesso.
As meninas foram encontradas nuas em uma represa e estavam bastante machucadas e queimadas. A maior, de 7 anos relatou que Idair, a quem chamava de pai, seria o autor dos crimes. Se não bastasse essa grave situação, o RONDONIAGORA apurou que Ivair foi denunciado pela própria ex-companheira de estuprar as duas filhas. A ocorrência 182735/2017 foi registrada na última quinta-feira. Quatro dias depois o corpo da mulher foi encontrado.
O pedido de prisão foi requerido pelo delegado Renato Cesar Morari e prontamente deferido pela juíza, considerando as suspeitas de tentativa de homicídio e de sequestro da mulher.
Buscas
Após uma tarde de buscas em pontos de verificação que pudessem levar ao paradeiro de Idair, as buscas continuam nesta terça-feira (31) com uma mega varredura.
Segundo o delegado Arismar de Araújo, diretor do Departamento de Polícia do Interior, não foi possível detectar se houve violência sexual por parte do acusado contra a mulher, morta por asfixia mecânica. O corpo da vítima passa agora por autopsia para que se esclareçam mais detalhes sobre o caso.
Dias antes de ser morta, mulher foi à Polícia denunciar amante por estuprar filhas de 5 e 7 anos
Matéria:Rondoniagora

Polícia encontra o corpo do principal suspeito de ter matado uma mulher e tentando contra a vida de duas crianças na cidade de Rolim de Moura

O corpo do principal suspeito do caso que acabou chocando todo o estado de Rondônia, Idair dos Reis Maria, de 44 anos, acabou de ser encontrado em uma mata, próximo à represa onde as crianças foram encontradas. Neste momento, o local está sendo isolado para trabalhos periciais. Ao lado do corpo, os policiais encontraram um revólver.

A polícia acredita que ele tenha incendiado o próprio corpo e depois dado o tiro.


DENTRO DE INSTANTES, VEJA A MATÉRIA COMPLETA!

Matéria:www.comando190.com.br


PF prende servidores do Ibama suspeitos de receber propina de madeireiros no Pará

A Polícia Federal prendeu na manhã desta terça-feira (31) durante a Operação Concisor, de combate a corrupção no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (bama), três servidores do órgão em Marabá, no sudeste do Pará. Ao todo, estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão, cinco de busca e apreensão e seis de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para depor, bem como ordens judiciais de afastamento de servidores da função pública.
Sessenta policiais federais cumprem as ordens judiciais nas cidades de Marabá, Parauapebas, Breu Branco, Canaã dos Carajás e Eldorado dos Carajás. Os servidores do órgão ambiental que foram presos são suspeitos de repassar informações para madeireiras e outras pessoas fiscalizadas pela autarquia federal em troca de vantagens indevidas ou dinheiro em espécie.
Os mandados de buscas estão sendo cumpridos em empresas suspeitas de pagar tais propinas. Os suspeitos vão responder por corrupção passiva, ativa e concussão e se condenados podem pegar penas de até oito anos de reclusão.
Fonte: G-1

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Mãe das meninas vítimas de agressão é encontrada morta em Santa Luzia


O corpo da mãe das crianças de 5 e 7 anos que foram vítimas de graves agressões e queimaduras foi localizado nesta tarde de segunda-feira (30), pela Polícia Civil numa casa ao lado da própria residência, localizada na Rua Rui Barbosa, Centro da cidade de Santa Luzia D’Oeste/RO.
Segundo a polícia, o corpo da vítima identificada como Selma Alves, de 26 anos foi encontrado em cima de um colchão, e apresentava hematomas no pescoço, e um lençol que estava próximo, sinais possivelmente de que a mesma foi morta por asfixia.
Ainda segundo informações, o imóvel onde foi encontrada a vítima possui vários equipamentos de sonorização, pertencente ao principal suspeito Idair dos Reis Maria, de 44 anos, popular “Mano Reis”, que segundo informações, o suspeito mantinha um relacionamento amoroso com a vítima.
“Mano Reis”, o principal suspeito dos crimes, continua sendo procurado pela polícia, e quem tiver qualquer informação que leve ao paradeiro do mesmo, favor entrar em contato com a Polícia Militar pelo telefone 190 ou com a Delegacia Civil mais próxima, mesmo que de forma anônima.
Uma equipe da Perícia Criminal da Polícia Civil de Rolim de Moura foi acionada e foi até o local para realizar os trabalhos periciais.
Fonte: alertarolim.com.br 


Homem que torturou meninas no interior era amante da mãe das crianças

Em Rolim de Moura, RO | A Polícia Civil identificou Idair dos Reis Maria, de 44 anos, como o responsável por atear fogo em duas irmãs neste fim de semana na Zona Rural de Rolim de Moura. O suspeito e a mãe das crianças, de 5 e 7 anos, mantinham um relacionamento amoroso. A mulher está desaparecida.
As duas meninas foram encontradas por volta das 5h30 deste domingo (29), com várias queimaduras e outras lesões graves pelo corpo. Elas estavam dentro de uma represa localizada na Linha 180, na Zona Rural de Rolim de Moura. 
De acordo com o diretor do Departamento de Polícia do Interior, delegado Arismar de Araújo, equipes policiais fazem buscas na região onde as meninas foram encontradas na tentativa de localizar o suspeito. Ainda conforme o delegado, Idair, conhecido como Mano Reis, é casado em Rolim de Moura, e mantinha um relacionamento com Selma Alves, a mãe das crianças em Santa Luzia do Oeste. “As meninas contaram para os médicos que a mãe delas foi levada de casa antes delas. E depois ele voltou dizendo que ela estava no hospital e iria leva-las até onde a mãe estava. No entanto, ateou fogo nas meninas e as levou para represa”, afirma o delegado.
A menina de 7 anos apresentava queimaduras de 2º grau em quase todo o corpo, além de vários ferimentos e um corte profundo na cabeça. Ela está sendo transferida para Porto Velho. A de 5 anos está com diversos dentes quebrados, hematomas pelo corpo e também apresenta queimaduras. As duas apontaram o homem como o responsável pela crime.

“Agora estamos tentando localizar o suspeito e também a mãe das crianças, não sabemos se ela está viva, mas nossas ações se concentram agora para solucionar esse caso”, diz o delegado.
Fonte:rondoniagora

Grupo Ambientalista Garsa promove palestra na escola Presidente Médici

Na manhã desta segunda feira (30) o Grupo Ambientalista Garsa esteve na Escola Emílio Garrastazu Médici para a realização de uma palestra com os alunos, entre os participantes do grupo estiveram presente Edson Jesus Vicentin, Edson França e o presidente Alsimar Xavier que foram convidados através da professora Florinda Barbosa de Oliveira. A palestra teve o objetivo de tratar sobre a educação ambiental e conscientizar os alunos da importância dos trabalhos realizados pelo grupo que busca a preservação do espaço ecológico Garsa, que fica localizado no Município de Presidente Médici.
Os alunos foram convidados a conhecer o local que hoje e um dos pontos turísticos da cidade e um ambiente pensado para o lazer o local e aberto para a população, um dos trabalhos recente do grupo ambiental foi à limpeza nas margens do rio machado, onde foram tirados muitos entulhos de lixos. A próxima ação acontece neste próximo final de semana no sábado (07) a partir das sete horas da manhã e conta com ajuda de voluntários.
Para manter o rio limpo a ONG (Organização não Governamental) promove ações de conscientização e limpeza periódicas com o apoio do banco Basa (Banco da Amazônia), o grupo foi fundado em 2003 e tem como objetivo disseminar a conscientização e preservação dos recursos hídricos na região central de Rondônia.

Por: Leiliane Byhain

PRESÍDIO: Mulher é detida levando droga na vagina para marido

A jovem identificada como Jéssica S. R. S., 24, foi presa no domingo (29) ao tentar entrar com droga introduzida na vagina no presídio Ênio Pinheiro, em Porto Velho.
De acordo com informações, a equipe de agentes penitenciários de plantão recebeu denúncia de que a mulher levaria droga para  o marido - o apenado Rafael S. A., 29. A suspeita foi indagada e confessou que estava com porções de cocaína e maconha inseridas na vagina. O material estava embalado em um preservativo.
Diante dos fatos, Jéssica retirou os entorpecentes do órgão genital e foi levada para a Central de Flagrantes pelo crime de tráfico.
Fonte: Rondoniaovivo

90% dos casos de AVC decorrem de fatores que podem ser prevenidos

O AVC (Acidente Vascular Cerebral) é a segunda causa de morte e a primeira de incapacidade no Brasil. Apenas em 2015, 100.520 pessoas morreram em decorrência da doença. Do total, 4.592 mortes foram de pessoas com menos de 45 anos, de acordo com os últimos dados catalogados pelo Ministério da Saúde, que registrou no mesmo ano 212.047 internações relacionadas ao AVC, que pode ser provocado por obstrução de artéria ou mesmo rompimento de vasos sanguíneos. As informações são da Agência Brasil.
O total de casos e os problemas gerados por eles podem ser menores se forem adotadas medidas preventivas. "Trata-se de uma doença grave, autoimune e incapacitante, mas que tem uma grande capacidade de prevenção", afirma o diretor científico da ABN (Academia Brasileira de Neurologia), Rubens Gagliardi.
Segundo a ABN, 90% dos AVCs estão ligados a fatores que podem ser modificados, por isso, a organização e outras parcerias, como a Rede Brasil AVC, aproveitam o Dia Nacional de Combate ao AVC, celebrado neste domingo (29), para chamar atenção da sociedade com a campanha "Qual o seu motivo para prevenir um AVC?".
Prevenção
Por meio de vídeos, panfletos e diversas atividades que ocorreram ao longo desta semana, as organizações apontam que é possível prevenir o AVC por meio das seguintes ações: controlar a pressão alta; fazer exercícios físicos moderados cinco vezes na semana; ter uma dieta saudável e balanceada com mais frutas e verduras e menos sal; reduzir o colesterol; manter peso adequado; não fumar e evitar exposição passiva ao tabaco; reduzir a ingestão de álcool; identificar e tratar a fibrilação atrial; evitar diabetes, adotando acompanhamento médico; e conhecendo mais sobre o AVC.
"Essa campanha faz parte de uma iniciativa mundial que tem sido realizada desde que a Associação Mundial do AVC determinou o 29 de outubro como o Dia Mundial de Combate ao AVC. Em várias cidades do país, fazemos a campanha para a população. Os médicos saem às ruas e informam sobre o que é a doença, como se caracteriza o AVC, os principais sintomas, o que fazer em caso de ocorrência", explica Gagliardi, que avalia que é perceptível a melhora no conhecimento da população sobre o problema e, com isso, a diminuição das ocorrências.
'Riscômetro'
Para contribuir com a efetivação de medidas protetivas, a ABN sugere que profissionais de saúde tenham mais atenção e ofereçam tratamento preventivo aos pacientes com história prévia de doenças cardiovasculares. Isto porque um terço dos AVCs ocorre em pacientes com AVC ou AIT (Acidente Isquêmico Transitório) prévios. Medidas para controlar a pressão arterial e a fibrilação atrial são algumas das que podem dificultar a ocorrência do problema.
A população em geral também pode fazer a sua parte. Além de adotar as medidas sugeridas, é possível conhecer o risco de sofrer um AVC, o que pode ser feito em diálogo com médicos e também usando a tecnologia, como o aplicativo gratuito "Riscômetro de AVC", que ensina a reconhecer os sinais de AVC e os hospitais que são Centros de AVC em todas as regiões, além de oferecer mais dicas de prevenção.
O Ministério da Saúde espera reduzir em 15% os óbitos por AVC e 10% por infarto como resultado das ações do Plano Nacional de Redução de Sódio em Alimentos Processados, que tem a meta de tirar 28.562 toneladas de sódio dos alimentos processados até 2020.
Até o momento, segundo o ministério, mais de 7 mil toneladas de alimentos já foram retiradas das gôndolas dos supermercados. Além disso, para reduzir o número de internações e óbitos no país por doenças crônicas, foi lançado o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, que tem a expansão da atenção básica como uma das principais ações de enfrentamento.
Para concretizar a expansão, o Ministério da Saúde anunciou investimentos de R$ 1,7 bilhão para custear novos serviços oferecidos na atenção básica.
Idade
Rubens Gagliardi detalha que o AVC já chegou a ser a principal causa de morte no Brasil. Agora, apesar da diminuição dos casos, o que tem chamado a atenção é o crescimento da ocorrência entre pessoas mais jovens, com menos de 45 anos.Questionado quanto a uma possível tendência, ele ponderou: "É uma evidência. O estilo de vida das pessoas tem mudado. Hoje, o jovem fica mais exposto ao estresse, há muito uso de drogas ilícitas entre os jovens, encontramos muitos deles obesos. Esses fatores todos podem favorecer o AVC", indica.
No caso dos mais jovens, o AVC também pode estar relacionado à ocorrência de lesão na parede do vaso que leva sangue para o cérebro, por exemplo, em caso de acidente de carro. No caso de crianças, os fatores mais comuns são as doenças genéticas, segundo o Ministério da Saúde. Com informações da Folhapress.
Fonte: FOLHAPRESS

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Cenas fortes - homem ameaça se matar e tenta cortar seu órgão genital; vídeo

O homem que se chama Roberto da cidade de Fortaleza, Ceará, ameaçava a todo momento tirar sua própria vida e também tentou cortar seu órgão genital.
Populares conseguiram intervir e evitar que algo pior acontecesse com o homem que estava visivelmente transtornado.
De acordo com informações, há pouco tempo ele estava em um centro de recuperação para viciados em álcool, Leão de Judá.
Fonte:RONDONIATUAL.COM

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Médico é acusado de violentar sexualmente pacientes em Unidade de Saúde de São Miguel do Guaporé

Com base neste entendimento, os membros da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de  Rondônia mantiveram a condenação do médico Demétrio Bidá Filho, acusado de violentar sexualmente pacientes em unidade de saúde do município de São Miguel do Guaporé
O crime de violação sexual mediante fraude quando a vítima, mesmo podendo oferecer resistência, não o faz, porque seu consentimento apoia-se na falsa percepção da realidade, persuadida dolosamente pelo agente.
Com base neste entendimento, os membros da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de  Rondônia mantiveram a condenação do médico Demétrio Bidá Filho, acusado de violentar sexualmente pacientes em unidade de saúde do município de São Miguel do Guaporé, interior de de Rondônia, comarca onde foi condenado em primeiro grau. Os magistrados mantiveram a condenação, mas modificaram a chamada dosimetria da pena.
Demétrio Bidá interpôs recurso de apelação contra decisão proferida pelo juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de São Miguel do Guaporé, que o condenou pela prática do crime de violação sexual mediante fraude.
Ele  foi condenado à pena-base de 2 anos e 4 meses de reclusão; aumentada em 1/6 pela circunstância agravante do artigo 61, II, “g”, do Código Penal, visto que o réu cometeu o crime valendo-se de sua profissão de médico; majorada em ½ pela continuidade delitiva – três crimes, tornou-se definitiva em 4 anos e 1 mês de reclusão, a ser cumprida em regime inicial semiaberto. 
1° fato: no dia 22 de abril de 2014, por volta das 16h, no Posto de Saúde Irmã Ilza Elias, na cidade de São Miguel do Guaporé, o apelante, médico ginecologista, praticou atos libidinosos com a vítima …, mediante fraude, constrangendo-a sexualmente. 
Conforme infere-se dos autos, durante uma suposta consulta ginecológica, o apelante, visando satisfazer sua lascívia, determinou que a vítima se despisse para a realização de um exame, ocasião em que passou a alisar as pernas da ofendida, tocar sua vagina e apertar sua cintura, acariciando os seios, passando a mão em seus mamilos, partes do corpo que não estavam submetidas a exame. 
Consta ainda que, durante o fraudulento procedimento médico, o apelante beijou seguidas vezes a mão da vítima, pedindo para que ela o abraçasse, ocasião em que tentou beijá-la, tendo ela se negado a fazer, pedindo que parasse, pois estava assustada. Ainda, solicitou que a vítima tomasse diferentes posições durante os “exames”, o que era confrontado por ela seguidamente. 
2° fato: no dia 5 de junho de 2014, por volta das 14h, no Posto de Saúde Irmã Ilza Elias, na cidade de São Miguel do Guaporé, o apelante, médico ginecologista, praticou atos libidinosos com a vítima …, mediante fraude, constrangendo-a sexualmente. 
Infere-se que, sob o falso pretexto de examinar a vítima, que compareceu ao posto tão somente para apresentar um exame, o apelante pediu para que ela retirasse as vestes, momento em que, utilizando-se de luva em apenas uma das mãos, introduziu os dedos em sua genitália e,  por repetidas vezes, introduzia e retirava os dedos, pedindo para que a vítima segurasse sua outra mão. 
Consta ainda que durante o “exame”, o apelante acariciou as costas e barriga da vítima, debruçando-se sobre ela, simulando posições sexuais, ocasião em que ela reclamou que estava doendo e ele a recomendava que relaxasse, pois era normal, rindo ironicamente. 
3° fato: no dia 05 de junho de 2014, por volta as 15h30, no Posto de Saúde Irmã Ilza Elias, na cidade de São Miguel do Guaporé/RO, o apelante, médico ginecologista, praticou atos libidinosos com a vítima …, mediante fraude constrangendo-a sexualmente. 
Consta dos  autos que a vítima compareceu ao posto de saúde com o único objetivo de realizar um teste de sanidade mental, ocasião em que o apelante a indagou se seu exame ginecológico estava em dia.
Na oportunidade, o recorrente, que era o médico de plantão, aproveitando-se da facilidade para examinar a vítima, pediu que ela tirasse a roupa, momento em que passou a acariciar diversas partes de seu corpo, passando a mão em seu pescoço, descendo para os seios, acariciando também os mamilos, buscando satisfazer sua libido.
Ficou apurado que o apelante determinou à vítima que permanecesse em diversas posições, sem qualquer relação com os exames. 
Na sentença de primeiro grau  foi concedido ao apelante recorrer em liberdade. 
Relator do recurso de apelação de Demétrio Bidá no TJ-Rondônia, o desembargador Daniel Ribeiro Lagos  deu  parcial provimento ao recurso para redimensionar à fração de aumento correspondente a continuidade delitiva para 1/5, tornando a pena definitiva em 3 anos, 3 meses e 6 dias de reclusão, e substituir a pena privativa de liberdade por duas penas restritivas de direitos, consistentes em prestação de serviços à comunidade e prestação pecuniária, no valor de cinco salários mínimos, na forma e em local a ser estipulado pelo Juízo da Execução, mantendo inalterados os demais termos da sentença de 1º grau. 
Os desembargadores José Jorge Ribeiro da Luz e Valter de Oliveira acompanharam o voto do relator.
Fonte: Tudo Rondônia

Ji-Paraná – Ex-presidiário é alvejado a tiros dentro de bar e morre ao dar entrada em hospital

O crime ocorreu na noite desta quinta feira (26), dentro de um bar situado na Avenida Governador Jorge Teixeira (K-05), com Rua Manoel Pinheiro Machado (T-26). Um homem não identificado teria chegado de motocicleta ao estabelecimento em posse de uma arma de fogo e teria efetuados disparos contra a vítima identificada como Amós Vieira de Carvalho, 30 anos, que foi atingido em várias partes do corpo.

Testemunhas acionaram a equipe de Resgate do Corpo de Bombeiros que conduziu a vítima até o Pronto socorro do Hospital Municipal para receber atendimento médico. Minutos após dar entrada na sala de pronto atendimento, a vítima não resistiu à gravidade de um dos ferimentos causado pelos projeteis na região da boca e veio a óbito.

A Polícia Militar também esteve presente no local do crime colhendo informações que irão auxiliar nas investigações e efetuaram o registro da ocorrência.

Amós era ex-presidiário e possuía uma extensa ficha criminal por vários crimes. Entres eles, roubo, receptação, adulteração de veículos e outros.
Fonte:Vip Notícias

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Mãe fazia sexo com filho de 11 anos, gravava e depois mandava para o marido

Foto: ilustrativa
A Operação Luz na Infância em Curitiba prendeu uma mãe de 33 anos que praticava relações sexuais com o próprio filho, de 11 anos, e gravava com a câmera do celular. A mãe encaminhava os vídeos para o companheiro, de 43 anos, também preso na Operação.
Além do casal, outras quatro pessoas foram presas por manter em computadores vídeos de pornografia envolvendo crianças e adolescentes.
As prisões foram comandadas pela Polícia Civil do Paraná, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), deflagrada no início nesta sexta-feira (20).
O vídeo reproduz cenas chocantes até mesmo para os policiais envolvidos na operação. A criança foi encaminhada ao Centro de Psicologia do Nucria para ser acompanhada por profissionais.
Fonte: Via Rondônia

Prefeita Gislaine Lebrinha participa de reunião com presidente Michel Temer em Brasília

Através da deputada federal Marinha Raupp e do senador Valdir Raupp foi agendada uma reunião com o presidente Michel Temer no Palácio do Planalto em Brasília, comitiva composto pelo vice-governador Daniel Pereira, prefeita de São Francisco do Guaporé, e presidente do Consórcio Intermunicipal de Municípios do Centro Leste (Cimcero), Gislaine Lebrinha e vice- presidente do Cimcero e prefeito de Cerejeiras Airton Gomes, demais prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do estado de Rondônia que apresentaram diversas demandas.
A prefeita agradeceu o presidente Michel Temer pelos os recursos destinados a BR 429 que se encontra em fase de conclusão, rodovia esta que é obra realizada através do governo federal, mais de 300 quilômetros composto com 15 pontes, que deve ser concluída no inicio de 2018.
Para a BR 364 foi solicitado recursos para a manutenção e também para a construção da terceira faixa, conhecida como rodovia da morte, por registrar tantos acidentes e mortes. A BR 364 escoa hoje a terceira maior quantidade de grãos no Brasil. Só o porto de Santos e Paranaguá têm um escoamento de produção maior do que Porto Velho. É necessário que se resolva o trânsito na BR-364, que está ficando estrangulado.
A prefeita fez o convite ao presidente também para participar da Feira Nacional do Peixe da Amazônia – FENAPAM que acontece nos próximos dias 26, 27 e 28 de outubro em Ji-Paraná. No ato solicitou recursos destinados aos municípios através do Ministério de Pesca para fomentar a piscicultura no estado de Rondônia. E ao mesmo tempo solicitou também atenção ao estado de Rondônia quanto a Regularização Fundiária que é muito importante que se faça o quanto antes.
A prefeita Lebrinha e a deputada Marinha Raupp ressaltaram a imensa alegria da conclusão do Instituto Federal de Rondônia - IFRO pólo binacional e fizeram o convite para que o presidente possa estar presente na inauguração no município de Guajará Mirim.
“Saio daqui satisfeita e muito esperançosa, que o presidente possa através dos nossos convites ir a Rondônia conferir de perto nossas dificuldades e que ele possa dar encaminhamento às nossas demandas”, disse a prefeita Lebrinha entusiasmada e agradeceu a deputada Marinha Rauppp por ter proporcionado essa reunião tão importante para os municípios de Rondônia.
O vice-governador afirmou que Rondônia tem construído uma boa relação com a Bolívia, e para que essa aproximação se fortaleça, é importante que seja consolidado, com a presença do Estado Brasileiro no Vale do Guaporé, por meio da BR-429, o alfandegamento e o controle de migração, que é a presença da Receita e da Polícia federal. E concretizar o sonho do transpacífico do estado de Rondônia ligando ao estado do Beni na Bolívia. Já iniciado pelo deputado estadual Lebrão há onze anos.
A deputada Marinha Raupp ressaltou a importância de se criar uma agenda presidencial entre o presidente Michel Temer e Evo Morales para se tratar desse tema na reunião de trabalho.
Cláudia Soares / Assessoria PMSFG

PC prende dupla que furtou R$ 10 mil em material cirúrgico do filho de ex-prefeito

Policiais civis do 1° DP prenderam na manhã desta quarta-feira (25), Walison L. C., 29, e Renan G. C., 26, acusados de praticarem furto de mais de R$ 10 mil em materiais cirúrgicos do filho do ex-prefeito de Guajará-Mirim, o dentista Dúlcio Silva Mendes. O crime aconteceu no mês de agosto do corrente ano na Avenida Rio Madeira, em Porto Velho.
A dupla, utilizando um equipamento conhecido como 'Chapolin' (bloqueador do sinal de alarme de veículos) furtou diversos materiais cirúrgicos do acadêmico que estavam em uma caminhonete estacionada. Policiais civis vinham investigando a dupla, que também havia praticado furto em outro veículo, na região Central da capital.
Na ocasião foi subtraído, além de objetos, um cartão de crédito, que teve o limite estourado através de compras em várias lojas, tendo vista que a senha estava anotada junto ao cartão. Durante as investigações, os policiais descobriram que os suspeitos tinham sido os autores do furto a caminhonete do filho do político.
O material foi localizado em um apartamento do condomínio Orgulho do Madeira e Walisson foi preso. Renan é morador da zona Sul e também foi interceptado. A dupla permanece à disposição da Justiça.
Fonte: RONDONIAOVIVO

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Senador Raupp vota favorável a PEC 14 que institui a Polícia Penal

O senador Valdir Raupp votou favorável à Proposta de Emenda à Constituição (PEC-14) criando as polícias penais federal, estaduais e distrital, durante sessão do Senado Federal realizada na tarde de hoje(24).  Com essa medida, os agentes penitenciários passam a ter os direitos inerentes à carreira policial. A PEC seguirá para a Câmara dos Deputados, para votação em dois turnos.
O senador Raupp considerou importante para a segurança dos estabelecimentos penais, a aprovação da PEC-14  e  afirmou que ao votar favorável também atendeu as reivindicações  dos agentes penitenciários do estado de Rondônia.  Membros do Sindicatos dos Agentes Penitenciários do estado(SINGEPERON)  estiveram em Brasília, recentemente, e pediram o apoio do senador Raupp.
Segundo o senador, a Proposta de Emenda acrescenta essas polícias ao rol dos órgãos do sistema de segurança pública, e determina como competência dessas novas instâncias a segurança dos estabelecimentos penais e a escolta de presos.

A  ideia  da PEC,  além de igualar os direitos de agentes penitenciários e policiais,  é liberar as polícias civis e militares das atividades de guarda e escolta de presos. A Proposta é de autoria do senador Cássio Cunha Lima(PB) e teve como relator, o senador Hélio José(DF).
Fonte:Rone Souza

Motociclista tem perna arrancada em trágico acidente na BR-364

A violenta colisão frontal que deixou uma vítima morta e outra gravemente ferida aconteceu na manhã desta terça-feira (24), na BR-364, aproximadamente 68 quilômetros de Porto Velho, sentido Itapuã do Oeste - RO. O trágico acidente envolveu uma motocicleta Suzuki Yes e um automóvel Fiat Uno.
De acordo com a polícia, o motorista do carro seguia sentido Porto Velho, quando teria realizado uma ultrapassagem e acabou colidindo de frente com a motocicleta. Devido ao forte impacto, o motociclista foi lançado a vários metros, teve parte da perna esquerda arrancada e morreu na hora. Ele foi identificado como Izaías Valeriano, 39 anos. O motorista do automóvel sofreu graves ferimentos na cabeça e foi socorrido ao hospital João Paulo II.
Após a conclusão dos trabalhos de praxe, o corpo foi removidos ao IML. Testemunhas disseram que Izaías era morador da região. 
Matéria: Rondoniaovivo


Homicida foragido da Justiça da Comarca de Presidente Médici é preso pela PM em hotel de Jaru

A Polícia Militar prendeu na manhã desta terça-feira (24) um homicida foragido da Justiça identificado como Genecias Cardoso, 59 anos. Ele estava hospedado em um hotel localizado à Avenida Padre Adolpho Rohl, próximo à Rodoviária Interestadual de Jaru e foi abordado durante patrulhamento de uma guarnição do Grupo de Operações Especiais (GOE).
Segundo consta no Boletim de Ocorrência Policial, a guarnição do GOE foi acionada pela Central de Ocorrências que havia uma confusão em um posto de combustíveis localizado no centro do município envolvendo um homem que estaria embriagado e armado com uma faca. Porém, quando a guarnição chegou ao local da ocorrência, o envolvido na confusão já tinha de evadido do posto a pé com direção ao hotel.
No momento que os policiais chegaram ao hotel onde o acusado se encontrava, resolveram abordar todos que estavam ali presentes, pedindo a documentação pessoal. Entre as pessoas abordadas estava o foragido Genecias, o qual havia contra ele um Mandado de Prisão em aberto expedido pela juíza de Direito da Comarca de Presidente Médici, Ligiane Zigiotto Bender, no ano de 2013 pelo crime de Homicídio.
Ao checarem a situação irregular do foragido, os militares deram voz de prisão a Genecias e o conduziram à Clínica da Mulher (que vem atendendo essas ocorrências com o fechamento do Hospital Municipal de Jaru para obras de reforma e ampliação) para realizar o Exame de Corpo de Delito e posteriormente foi conduzido à Casa de Detenção de Jaru, onde ficará à disposição da Justiça e deverá ser transferido para o presídio de Presidente Médici, onde deverá cumprir o restante de sua pena.

Fonte: Anoticiamais

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Presidente Médici: Quatro pessoas são condenas pela morte do estudante de engenharia Dheymison Gois

O caso ficou conhecido na região pela forma brutal em que a vida do estudante Dheymison Gois de apenas 21 anos foi tirada, ao reagir a um assalto no sitio dos avôs que fica localizado no Km 23 zona rural do Município de Presidente Médici o jovem foi atingido por tiros e golpe de facas. A vítima chegou a ser socorrida e não resistiu, o mesmo era estudante de engenharia e sua família e muito conhecida no Município ao qual já reside há anos.
As polícias de Presidente Médici e Ji-paraná fizeram buscas na época atrás dos criminosos que se esconderam no mato e foram encontrados, chegaram a ameaçar até outros sitiantes locais, na manhã desta segunda feira (23), a primeira vara criminal sentenciou Irani Ribeiro Joventino condenada nos dois crimes á pena total de 22 anos 1 mês e 16 dias no regime fechado, Flaviano Rodrigues de Souza condenado nos dois crimes com a pena total de 32 anos 2 meses e sete dias no regime fechado, SidInei de Oliveira Rosa condenado nos dois crimes com pena total de 28 anos 3 meses no regime fechado, Uanderson Arcanjo da Silva condenado nos dois crimes a 28 anos 3 meses de regime fechado e Amós Vieira de Carvalho absolvido nos dois crimes, a qual deve ser posto imediatamente em liberdade.
A absolvição de Amós Viera de Carvalho que havia emprestado a motocicleta a Sidinei de Oliveira Rosa se deu a falta de provas a qualquer envolvimento no crime, na condenação emitida pelo Poder Judiciário de Rondônia consta que e considerado In dúbio pro reo (uma expressão latina que significa na dúvida a favor do réu), expressa o principio jurídico de presunção de inocência em casos de dúvidas.
Fotos: Estado Central

Por: Leiliane Aparecida Byhain


sábado, 21 de outubro de 2017

A estudante de Presidente Médici (Rondônia) Bianca França, de 12 anos, teve seu projeto de lei aprovado durante sessão da Câmara Mirim

Rondônia fez história nesta sexta-feira em Brasília. A estudante de Presidente Médici (Rondônia) Bianca França, de 12 anos, teve seu projeto de lei aprovado durante sessão da Câmara Mirim, na Câmara dos Deputados O projeto de Bianca, um dos três escolhidos entre milhares de projetos de escolas de todo o Brasil, fala sobre padronizar a data de validade de produtos para facilitar a visualização dos consumidores. Bianca representa o protagonismo juvenil de Rondônia e reafirma o papel da escola na formação de pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente,
Projetos vencedores
Os três autores dos projetos selecionados foram Bianca França de Oliveira, 12 anos, de Presidente Médici/RO; Caio Vinicius Santiago Simas, 12 anos, de Joinville/SC; e João Otávio Turatti Barbosa, 13 anos, de Monte Carmelo/MG.
O projeto de lei de Bianca França tem o objetivo de padronizar a data de validade de produtos para facilitar a visualização pelos consumidores.
Caio Vinicius teve a ideia de ajudar os refugiados que chegam ao Brasil. De acordo com o projeto de lei elaborado, os documentos escolares dos refugiados devem ser traduzidos para português.
João Otávio pensou na prevenção e no tratamento de doenças nas escolas. O projeto de lei dele propõe que, a cada 6 meses, uma equipe multidisciplinar de saúde atenda as crianças em escolas públicas.
com valores de solidariedade e respeito. Bianca é nosso orgulho! Bianca é de Rondônia! Bianca é cidadã do Brasil!


Alvorada do Oeste - Polícia captura foragido de alta periculosidade e encontra munição na casa do comparsa que também foi preso em flagrante

A Polícia Civil de Alvorada do Oeste, interior de Rondônia, prendeu na manhã desta sexta-feira (20) o foragido Leandro B. C. da S., despois de receber informações de seu paradelo. O proprietário da residência onde o acusado estava escondido também acabou sendo preso em flagrante por posse de munições de arma de fogo.
Leandro que responde a três inquéritos por roubo, matou brutalmente uma mulher em Mirante da Serra, município vizinho. O acusado já teria assaltado uma idosa de mais de oitenta anos e quase a matou ano passado, mas fugiu no mesmo dia em que ganhou liberdade vigiada por uso de tornozeleira eletrônica cometeu o referido homicídio, sendo preso em seguida em Ariquemes, 202 quilômetros da capital Porto Velho, onde empreendeu fuga junto com outros 14 presos em 24 de setembro de 2017.
Ao receber voz de prisão Leandro tentou fugir, mas foi logo contido pelos agentes de polícia.
O proprietário da residência informou aos policiais que tinha conhecimento de que Leandro era foragido. Na casa foram encontradas seis munições intactas de espingarda calibre 32 e um celular LG K10 sem nota fiscal e de procedência duvidosa.
Os acusados foram encaminhados para a delegacia para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

FONTE: alvonoticias

Casal é preso após alugar apartamento para vender droga

O casal identificado como Mabile T. A. B., 22, e Pablo R. G. O., 19, foi preso no final da manhã desta sexta-feira (20) pelo crime de tráfico de drogas em uma vila de apartamentos na Rua Aristides Naeffner, bairro Três Marias, zona Leste de Porto Velho.
Uma guarnição da Polícia Militar efetuava patrulhamento preventivo pela região, no momento em que viu os suspeitos fumando um cigarro de maconha em frente à vila. Foi feita a abordagem e  encontrado, além do cigarro, uma porção de maconha com o suspeito Pablo. A dupla tentou enganar a guarnição dizendo que não era inquilina de nenhum dos apartamentos.
No entanto, os policiais localizaram a chave do primeiro apartamento com Pablo e, ao abrirem encontraram uma considerável porção de maconha escondida dentro de uma bolsa, que estava em cima de uma caixa de som automotivo. Neste momento, os suspeitos confessaram que haviam alugado o imóvel somente para traficar drogas na região. Com eles também foi apreendida a quantia de R$ 361,15 oriundo da venda de droga.
Os dois receberam voz de prisão e foram encaminhados para a Central de Flagrantes.
Fonte: RONDONIAOVIVO 

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

PEDOFILIA: Polícias Federal e Civil prendem 82 pessoas em megaoperação, 02 delas em RO

Três pessoas foram presas em Rondônia - duas em Porto Velho, e uma em Ouro Preto do Oeste, na megaoperação de combate à pedofilia "Luz na Infância", desencadeada nesta sexta, 20, em 17 estados, resultando na prisão de 82 pessoas. A ação foi realizada em parceria com a Polícia Federal. As prisões foram em flagrante, resultantes do cumprimento de 92 mandados de busca e apreensão em 24 estados e no Distrito Federal. Em Rondônia, as detenções ocorreu, segundo a delegada da Polícia Civil de Rondônia, André Carlli, em virude dos suspeitos armazenarem material pornográfico de crianças menores de 10 anos. Entre os três detidos na capital, um deles é evangélico.
No Distrito Federal foram presas quatro pessoas, uma no Espírito Santo, oito em Goiás, duas no Maranhão, oito em Minas Gerais, duas no Pará, duas na Paraíba, duas em Pernambuco, seis no Pará, duas no Rio de Janeiro, uma no Rio Grande do Norte, oito no Rio Grande do Sul, três em Santa Catarina, três em Sergipe, 25 em São Paulo e duas em Tocantins.
Segundo o Ministério da Justiça e Cidadania, os presos em flagrante são suspeitos de disseminar pornografia infantil e pedofilia na internet e, em alguns casos, eles eram também os responsáveis pela produção do material.
A operação é considerada uma das maiores do mundo no combate à pedofilia e envolve 1,1 mil policiais. O trabalho de investigação durou seis meses. A Diretoria de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública contou a colaboração da Embaixada dos Estados Unidos.
Fonte : Agência Estado

ACONTECEU EM PRESIDENTE MÉDICI 1° ETAPA DA LIMPEZA DO RIO MACHADO PROJET...

Comissão de Meio Ambiente aprova metas de reutilização, coleta e reciclagem de produtos eletrônicos

Ricardo Izar, relator da proposta, incluiu na Lei de Resíduos Sólidos
uma seção sobre logística reversa de produtos eletrônicos
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou proposta que estabelece metas de coleta e reutilização ou reciclagem de produtos eletrônicos de uso doméstico e seus componentes. Os fabricantes e importadores dos produtos eletroeletrônicos e seus componentes deverão se articular com os distribuidores e comerciantes para garantir o cumprimento das metas, mediante o estabelecimento de pontos de coleta para os produtos e componentes de pequeno porte; e o recolhimento nos domicílios dos produtos e componentes de grande porte. 
Os catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis poderão participar dessas medidas, desde que não envolvam manipulação de resíduos perigosos. Além disso, os fabricantes e importadores terão de promover campanhas de conscientização do consumidor.
Veja como ficou o calendário da proposta, que ainda será avaliada por outra comissão e pelo Plenário:
– até o final do ano de 2019, no mínimo 40% de recolhimento dos produtos e componentes que esgotarem sua vida útil e 20% de reutilização ou reciclagem, em peso;
– até o final do ano de 2024, no mínimo 60% de recolhimento dos produtos e componentes que esgotarem sua vida útil e 40% de reutilização ou reciclagem, em peso; 
- até o final do ano de 2029, no mínimo 80% de recolhimento dos produtos e componentes que esgotarem sua vida útil e 60% de reutilização ou reciclagem, em peso.
O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Ricardo Izar (PP-SP), ao Projeto de Lei 3472/12, do ex-deputado Fernando Jordão. O substitutivo insere na Lei de Resíduos Sólidos (12.305/10) uma seção sobre logística reversa de produtos eletrônicos e seus componentes. O projeto original apenas torna obrigatória a utilização de materiais reciclados em produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos.
Outras medidas
Pela proposta aprovada, os produtos eletroeletrônicos destinados ao uso doméstico e seus componentes deverão ser identificados com símbolo que expresse a vedação de disposição na lixeira ou outro tipo de recipiente destinado aos resíduos domiciliares comuns. Apenas em casos excepcionais, devido à dimensão do produto ou componente, o símbolo poderá ser impresso na embalagem.
Meio Ambiente - lixo e reciclagem - lixo eletrônico computadores descarte materiais
Segundo pesquisa divulgada pelas Nações Unidas, em 2018 os latino-americanos devem jogar no lixo cerca de 4.800 toneladas de lixo eletrônico 
Segundo pesquisa divulgada pelas Nações Unidas, em 2018 os latino
-americanos devem jogar no lixo cerca de 4.800 toneladas de lixo eletrônico 
O substitutivo também determina que os produtos eletrônicos e seus componentes deverão ser desenvolvidos de forma a facilitar o reparo, a reutilização e a reciclagem; priorizar o emprego de materiais reciclados; reduzir ao máximo possível o volume de materiais perigosos empregados; e evitar o contato do consumidor ou usuário com materiais perigosos, no uso do produto ou após o fim de sua vida útil.
Os órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor atuarão para restringir iniciativas da chamada “obsolescência programada” por parte de fabricantes de produtos eletroeletrônicos e seus componentes. Por essa prática da indústria, o produto é “planejado” para parar de funcionar ou se tornar obsoleto em um curto período de tempo.
Selo de qualidade
Ainda segundo o texto, o governo federal estabelecerá selo de qualidade para identificar os produtos eletroeletrônicos e seus componentes que observem as determinações da lei, caso seja aprovada. Regulamento do Executivo também determinará formas de contribuição do poder público para o custeio da logística reversa dos produtos cujo fabricante não seja identificável; e metas de coleta, reutilização ou reciclagem a serem aplicadas após o ano de 2029, entre outros pontos.
Tramitação
Rejeitada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, a proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, em seguida, pelo Plenário.
ÍNTEGRA DA PROPOSTA:PL-3472/2012
Reportagem - Lara Haje
Edição - Roberto Seabra

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

BR-364 é fechada por 150 produtores rurais em Ji-Paraná

A BR-364 foi bloqueada por 150 produtores rurais na tarde desta quarta-feira (18), em Ji-Paraná - RO. O fechamento da rodovia, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR), foi feito no KM-399 em protesto contra as reformas propostas pelo governo de Michel Temer.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o manifesto aconteceu na entrada do Anel Viário, na saída para Presidente Médici - RO.

Os manifestantes, que chegaram ao local em quatro ônibus, impediram o tráfego de veículos nos dois lados da BR-364 de 15h30 (horario local) até às 17h30.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local acompanhando o ato. Alguns integrantes da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) participaram do protesto.

Com o bloqueio da rodovia, um grande congestionamento se formou na rodovia federal.
Fonte:G1