quinta-feira, 7 de agosto de 2014

CHUPINGUAIA: operário tem cabeça esmagada por munck

O acidente ocorreu na manhã deste sábado, por volta das 08h30, no pátio da empresa Integração que está instalando o linhão na região de Chupinguaia.
De acordo com informações colhidas pela reportagem do Extra de Rondônia, a vítima identificada como Robson de Lima Silva, 23 anos, funcionário da empresa, estava ajudando a descarregar bobinas de cabos, quando o operador do caminhão munck não percebeu e imprensou o ajudante contra uma parede, vindo assim a esmagar sua cabeça. O operário morreu no local.
Ele é natural de Santa Rita-Maranhão. A Polícia Técnica foi até ao local e após os trabalhos de praxe liberou o corpo para a funerária São Mateus, que fará o translado da vítima para a cidade natal onde será velado e sepultado.


foto-morto-acidente-capa
Fonte: Extra de Rondônia
Texto: Carlos Franco
Fotos: Luiz Henrique

Policia Civil elucida triplo homicídio que aconteceu no começo de 2013 e desvenda mais três mortes; Suposta Mandante está presa

No final da tarde desta quarta-feira (06), Policiais Civis do Sevic da 2ª DP, em Ji-Paraná, sob o comando do Delegado Regional Dr. Alexandre Árabe e do Delegado Titular da 2ª DP Dr. Cristiano Mattos, cumpriram três Mandados de Prisões em desfavor de Neila Nunes Marques (fazendeira bastante conhecida na região); Nayara Coelho Araujo da Cruz e de João Batista da Cruz Abreu Junior, vulgo "Juninho" (irmão de Nayara que foi absolvido recentemente das acusações de homicídio e roubo). Todos os três estão sendo apontados pela participação direta no Triplo Homicídio ocorrido em Fevereiro de 2013. Clique no título abaixo e relembre o crime:

Notícia publicada em 03/02/2013 - 10:17:31 - CHACINA - Mãe, filha e genro são executados a tiros, em Ji-Paraná
Neila Nunes Marques foi presa quando estava saindo da sua residência, localizada na Rua T-23, entre as Ruas Maringá e Curitiba. No interior do carro, os policiais encontraram o João Batista ou Júnior e sua irmã, Nayara.
De acordo com o Delegado, a principal motivação do crime ainda está sendo apurada, mas a principal causa foi a guarda da neta, onde a vítima Fabiana ganhou a ação na justiça para poder ficar com a filha.
Segundo a Polícia, Neila Nunes está sendo acusada de ter matado pelo menos seis pessoas, só em Ji-Paraná.
PODE TER MANDADO MATAR SEIS PESSOAS
Além do Triplo Homicídio que chocou a cidade, Neila Nunes também está sendo acusada de ter mandado assassinar o braçal Milton Gomes, de 48 anos. Durante as investigações foi apurado que a vítima trabalhava em uma das madeireiras de Neila e havia entrado com uma ação trabalhista. Então, Neila encomendou a morte para um dos funcionários de sua fazenda, pai da jovem Fabiana Silva Araujo, que foi executada no triplo homicídio. Ele já ouvido pelo Delegado e confessou o crime. Segundo o depoimento, ele matou sob a condição de que Neila não iria fazer nenhum mal à sua filha, trato este que não foi cumprido.
O Delegado também afirmou que Neila está sendo acusada de ter mandando matar os pais do “Júnior”, como queima de arquivo.
Notícia publicada em 12/04/2014 - 06:45:00 - Pai de suspeito que está preso por Roubo e Homicídio é morto a tiros, em Ji-Paraná
Notícia publicada em 11/12/2013 - 22:19:10 - Em Ji-Paraná, mãe de dois presidiários é morta a tiros enquanto lanchava com as filhas
INTENSAS INVESTIGAÇÕES
De acordo com o Delegado Dr. Cristiano Mattos, depois de mais de um ano de investigações, a equipe do Sevic da 2ª DP, mesmo trabalhando sobrecarregados, conseguiram chegar até o Presidiário Elias Sebastião, vulgo “Elias Maluco”, que já está cumprindo pena no Presídio Agenor Martins de Carvalho por outros crimes. Durante um interrogatório, Elias Maluco confessou a participação direta na execução daquela família e acabou delatando o restando da quadrilha, bem como a mandante do crime, apontando a pessoa de Neila Nunes Marques.
João Batista, que foi absolvido recentemente das acusações de Homicídio e de Roubo, e sua irmã, negaram as acusações e afirmaram que não conheciam qualquer membro da família executada.
Dr. Cristiano Mattos agradeceu o empenho do Poder Judiciário e do Ministério Público para a elucidação deste crime e também enalteceu o trabalho de sua equipe, que em muitas noites, deixaram o aconchego do seu lar para amanhecer na rua, durante uma campana.
O Delegado falará sobre o caso logo que acabar de concluir o Inquérito, pois novas prisões podem acontecer a qualquer momento.
 FOTOS: NAMIRADACIDADE
TEXTO: COMANDO190


     

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Amir Lando vai ao CNJ cobrar uma decisão para o pagamento dos Técnico-administrativos

O deputado federal Amir Lando (PMDB-RO) estará em Brasília nessa segunda-feira para a votação de diversas matérias na Câmara dos Deputados no chamado “Esforço concentrado” que visa limpar a pauta dos projetos urgentes para o país.
Aproveitando , vai realizar uma visita ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para mais uma vez cobrar providências urgentes e decisivas sobre o restante da multa dos servidores técnico-administrativos que tem direito a receber por conta do processo 2039/89, denominado de Isonomia do Sintero.
Amir disse que o corregedor Francisco Falcão, teve tempo de sobra para verificar pouco mais de 280 procurações “Ad judicias” que se encontram em seu poder e que já foram confirmadas pelos próprios servidores a veracidade dos documentos e seus respectivos advogados. “Estivemos com o juiz da vara, José Roberto, verificando essa situação, juntamente com alguns servidores e na ocasião, ele afirmou que procederá uma auditoria geral no processo, atendendo as exigências do CNJ”, frisou.
No Conselho Nacional de Justiça – CNJ-, Amir Lando pretende falar novamente com o juiz José Luiz Leite Lindote, responsável pela relatoria do processo 2039/89, revisão dos cálculos e saneamento geral e solicitar uma medida que busque praticar a Justiça, tarefa primordial daquele Conselho.
Os recursos, cerca de R$ 100 milhões de reais , estão retidos no Banco do Brasil para pagamento dos resquícios da multa e os servidores não podem mais esperar. “Muitos estão doentes, alguns já morreram e não queremos que esse benefício se transforme em auxílio funeral”, disse.
“O tumulto processual está, sobretudo, em algumas informações erradas, repassadas para o CNJ. É preciso que as partes (advogados, Conselho e TRT) sentem e esclareçam as dúvidas do 2039”, frisou.
O atraso no pagamento da isonomia fere o Princípio da Dignidade da Justiça do Trabalho, órgão em que o trabalhor busca incessantemente os seus direitos. “A Justiça do Trabalho tem como característica a celeridade, mas, nesse caso, está sendo muito lenta”.
Com relação ao pagamento da chamada Isonomia principal, cerca de R$ 652 milhões de reais, o CNJ informou ao parlamentar, através do juiz Lindote que uma auditoria está sendo realizada para sanear o processo, já que o 2039 foi todo digitalizado, e assim que houver a conclusão, será encaminhado para o pedido de requisição dos precatórios e o pagamento final, encerrando a etapa desse imbróglio criado por uma advogada que resolveu tumultuar o processo com procurações falsas. “O servidor não pode pagar pelo erro dela, senão a pena passa da pessoa do condenado” finalizou.
Fonte:tudorondonia.com.br

A Hora É Agora Mulher reencontra mãe após 40 anos e descobre que está casada com o irmão

Por 40 anos, Adriana esperou ansiosamente pelo momento em que conheceria a mãe, Maria. Inscreveu-se então no site "Anjo dos Encontros", tentando participar do quadro de mesmo nome transmitido diariamente pela Rádio Globo  e que promove o reencontro de pessoas com parentes e amigos com quem não têm mais contato. A emoção de falar com a mãe pela primeira vez após tanto tempo, mesmo que pelo telefone e por meio da emissora, foi grande. Mas bem maiores foram a surpresa e o susto de Adriana ao descobrir, nesta mesma conversa, que seu marido, com quem está casada há sete anos e tem uma filha de seis, na verdade é seu irmão, por parte da mesma mãe.
Para manter a privacidade e, principalmente, preservar a criança, os nomes dos personagens desse drama da vida real, assim como as cidades onde moram e datas foram suprimidos. Maria, a mãe, abandonou a filha fugindo do marido, que sempre a ameaçava e agredia. Na época, Adriana tinha apenas um ano de idade. Para reencontrar a mãe, recorreu ao programa "A Hora é Agora", da Rádio Globo São Paulo, se inscrevendo para participar do "Anjo dos Encontros", criação de Walter Peceniski, especializado em encontrar pessoas desaparecidas e autor do site Good Angels.
Durante a gravação, Adriana conversava com Walter e Rony Magrini, apresentador da Rádio Globo, quando foi surpreendida pela notícia de que a mãe estava na linha telefônica. Ela começou a chorar e, emocionada, disse à mãe que sentia muita saudade e que esse sentimento ficava ainda mais intenso no Dia das Mães. As duas prometeram, então, que iriam se encontrar. Quando tudo se encaminhava para um final feliz, Adriana pediu para fazer mais uma pergunta à Maria:
"Mãe, você teve outros filhos além de mim?", questionou.
"Sim, (...) tive o 'Leandro', mas foi com outro homem, não era seu pai", respondeu Maria.
Ao ouvir o relato da mãe, Adriana entrou em desespero e começou a chorar compulsivamente.
"Eu não acredito que você está me falando isso. Leandro é o meu marido", disse.
O apresentador do programa, Rony Magrini, interveio e perguntou sobrenome e filiação paterna de Leandro, confirmando a inesperada revelação: sem saber, Adriana casara-se com o próprio irmão. E com ele tivera uma filha, hoje com seis anos e saudável.
Mais tarde, um pouco mais calma, Adriana revelou que já desconfiava estar casada com o irmão por causa de uma das certidões de nascimento do marido (ele tem duas), que trazia o nome de Maria como mãe. No entanto, em outro documento do marido, a informação sobre a mãe não constava.  Segundo ela, a partir daquele momento, a busca pela mãe ganhou mais um motivo: tirar a dúvida que a atormentava.
A reportagem da Rádio Globo esteve na casa de Adriana e Leandro e entrevistou o casal dois dias após a gravação. Eles ainda estavam abalados mas tinham reunido a família e comunicado que permanecerão juntos, já que não tinha consciência do parentesco quando se conheceram e se apaixonaram. Pela legislação brasileira, o casamento não tem validade. Mas Adriana e Leandro jamais oficializaram a união em cartório e nem religiosamente.
Fonte:Rádio Globo

Eleições -TRE DEFERE REGISTRO DE CANDIDATURA A EXPEDITO JÚNIOR

Por 3 votos a 2, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia garantiu nesta terça-feira a candidatura do ex-senador Expedito Júnior (PSDB). Prevaleceu a tese da defesa de que na data da eleição ele estará apto, mesmo que no dia do pedido de registro estar inelegível.

O juiz Dimis da Costa Braga, relator das ações de impugnações contra o registro de candidatura foi o primeiro a votar contrário ao tucano, entendendo que ele não estará apto para a disputa, não merecendo, portanto, o deferimento do pedido.


Para Dimis da Costa, as condições de elegibilidade devem ser aferidas no momento do pedido do registro, não tendo o juiz uma bola de cristal para saber o que pode acontecer no futuro, referindo-se a hipótese da Lei que prevê fato superveniente. Expedito Júnior também não tem quitação eleitoral, julgou. Ao decidir, Dimis da Costa acatou os argumentos do Ministério Público Eleitoral (MPE) de que o candidato ainda cumpre a penalidade imposta na condenação de oito anos. 

A procuradora regional eleitoral, Gisele Bleggi afirmou em seu parecer que Expedito foi condenado por abuso do poder econômico e corrupção em 2006 e estaria impedido de concorrer uma vez que a sentença alcança “sem duvida condenações que tenham ocorrido nos últimos 8 anos”. Disse ainda as condições de elegibilidade são aferidas no momento da formalização do pedido de registro e que no caso, o candidato estaria inelegível.

O advogado do PMDB, José de Almeida Júnior afirmou que Expedito Júnior não apresentou quitação eleitoral. Já Nelson Canedo, pelo PT alertou os magistrados não podem diminuir o prazo de inelegibilidade.
Pela defesa, Diego Vasconcelos afirmou que a forma de contagem do prazo já é definida pelo TSE, que, através da súmula 19 afirma que a contagem sempre foi feita do dia da eleição até o dia da eleição. Os prazos de inelegibilidade devem ser sempre contados na forma do Código Civil e a citada Sumula 19, afirmou.

O juiz Delso Moreira votou pelo deferimento do registro, defendendo a tese de que no dia da eleição, Expedito Júnior já terá cumprida a punição imposta pela condenação a oito anos. Já José Antônio Robles seguiu o relator.

O desembargador Roosevelt Queiroz votou pela concessão do registro de Expedito Júnior no TRE de Rondônia, afirmando que a inelegibilidade acabará após o momento do registro, mas considerou que a restrição prevista na Lei, o fato superveniente, deve ser considerada. E o registro pode ser deferido. Já são quatro votos e o julgamento empatado em 2 a 2.

Último a votar, Adolfo Theodoro Naujorks Neto, considerou que a contagem do prazo deve seguir o Código Civil. Ele ainda considerou que as causas de elegibilidade devem ser aferidas no dia do pedido do registro, mas deve ser analisada a ressalva que seria o fato superveniente: no dia da eleição o candidato estará apto a disputa.
Fonte: RONDONIAGORA
Autor: RONDONIAGORA

Adolescente é morta por motoqueiro em ponto de ônibus

Uma adolescente de 14 anos foi assassinada na Rua Paratinga, no Setor Conjunto Morada Nova, em Goiânia, por volta das 15h deste sábado (2/8). Segundo testemunhas, Ana Lídia de Sousa Gomes estava em um ponto de ônibus, a caminho da Feira da Lua, no Setor Oeste, onde iria ajudar a mãe, quando foi morta.
Segundo a Polícia Militar, um homem em uma moto escura se aproximou dela e efetuou quatro disparos. A vítima foi atingida no tórax e em um dos braços. O caso está sendo apurado pela Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios (DIH).

O crime repercutiu nas redes sociais e voltou-se a comentar sobre a participação de um suposto assassino em série. Esse seria o oitavo caso em que mulheres com menos de 18 anos foram mortas com arma de fogo sem motivo aparente. Imagens da menor sem vida foram publicadas em um grupo na rede social Facebook.

A Polícia Civil contabilizou 45 assassinatos de mulheres em Goiânia de janeiro até agora — em 2013 foram 46.


Fonte:Jornal Opção 

Prefeito de Cacoal participa de reunião e seus assessores chamam a Polícia depois que ele foi xingado por moradores

O prefeito de Cacoal, Francesco Vialetto, participava de uma reunião com moradores do Conjunto Habitacional Alpha Park, na última sexta-feira, e após discussão com populares, um de seus assessores teria chamado a Polícia. De acordo com moradores, a confusão começou depois que o prefeito foi indagado sobre a possibilidade de liberar um ônibus para transportar os alunos matriculados em escolas distantes de suas residências, mas, segundo populares, o chefe do Poder Executivo teria dito para uma moradora que, se ela não estivesse contente em morar nesse novo conjunto, que voltasse para o local de onde viera.
Na oportunidade, como reconheceu o próprio prefeito em nota oficial, ele estava acompanhado de um candidato a deputado estadual de seu partido. Alguns moradores disseram que já havia um reunião agendada com o prefeito, mas para a semana seguinte, mas de repente o prefeito resolve se antecipar e aparece lá com um candidato do PT, José Ilson.
Uma moradora, que a identificamos apenas pelo seu prenome de Karine, afirmou que em virtude do bairro ter a Rodovia do Café como via principal de acesso às escolas de outros bairros da cidade, os pais estão preocupados com as crianças, especialmente às que têm de ir à pé ou de bicicleta para as escolas. Ela disse que perguntou, educadamente, o que o prefeito iria fazer em relação a essas crianças. Relatou também que a reunião agendada para o dia 04 era para tratar exatamente desses problemas, mas estranhou a antecipação e sobretudo o fato de ele ter levado um candidato à reunião.
A moradora conta ainda que seus amigos se revoltaram quando ouviram a resposta que o prefeito Vialetto lhe teria dado. Imediatamente a essa fala, houve um princípio de tumulto e os populares cercaram o prefeito para tirar satisfações. Com medo de agressões, o prefeito se refugiou em uma residência e uma das pessoas que o acompanhava teria chamado a polícia.
A atitude do prefeito fez com que uma simples reunião se transformasse em uma balbúrdia, com gritos e xingamentos. “Mesmo com a chegada da polícia, os ânimos continuaram exaltados”, relatou um repórter de uma rádio local, que gravou a cena em seu celular e postou em uma rede social.
ANTECEDENTES
Há poucos dias atrás o prefeito já havia sido confrontado por moradores em outro bairro da cidade e, na ocasião, seu motorista, querendo defendê-lo, jogou mais gasolina na fogueira ao tentar atribuir a culpa dos problemas existentes no Município a um suposto comportamento ilícito de vereadores. No vídeo ouve-se nitidamente uma voz insinuando que muitos vereadores estariam pedindo propinas para aprovar projetos e dificultando os trabalhos do Poder Executivo. Embora a qualidade do áudio não seja tão boa, atribui-se a fala desfavorável aos vereadores ao motorista do prefeito.
PREFEITO DIZ QUE NÃO SOFREU AGRESSÕES E JUSTIFICA PEDIDO DE APOIO POLICIAL
Veja, a seguir:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O prefeito de Cacoal, Francesco Vialetto, vem a público esclarecer que não foi vítima de agressão física em reunião ocorrida no bairro Alpha Parque, na noite de sexta feira, 01 de agosto de 2014.
“Enquanto participava de reunião em uma residência, fui insultado verbalmente, mas não revidei. Mesmo sendo questionado insistentemente por três mulheres que ali estavam, respondi prontamente a todas as perguntas relacionadas à abertura de uma rua de acesso ao bairro Teixeirão e sobre o transporte naquele local, inclusive mencionei que estava chegando, naquele momento, de uma viagem que fiz a Porto Velho, onde fui assinar o convênio do Transporte Escolar, mas infelizmente a situação fugiu do controle quando pessoas gritavam o nome de determinada candidata, foi quando entrei para a residência onde acontecia a reunião. Devido eu estar desacompanhado, algumas pessoas preocupadas com toda aquela situação, chamaram a polícia para assegurar a ordem e segurança de todas as pessoas presentes, foi quando entrei no carro do pastor José Ilson e retornei para minha casa”, explicou sobre o ocorrido.
Vialetto comunicou também que fatos como esse o impulsiona a trabalhar ainda mais em prol da população, pois essa foi à missão que escolheu para sua vida. “Nesse momento em que atravessamos um período eleitoral sabemos que algumas pessoas são capazes de afrontas, mentiras e agressões, mas quero afirmar que isso não vai me abalar, não vou reduzir minha jornada de trabalho. Infelizmente não é possível agradar a todos, e quero afirmar que fato isolado como esse, promovido por duas ou três pessoas, me motiva ainda mais a lutar por toda cidade e realizar grandes obras que ficarão para o legado de Cacoal, como por exemplo, as 684 casas que estamos construindo no Residencial Paineiras, a Vila Olímpica, a Zoonoses, a construção de mais cinco Unidades Básicas de Saúde, a construção de mais três creches, a construção da UPA, pavimentação e recapeamento em quase toda cidade, a implantação de 80 quilômetros de esgoto sanitário, mais sete milhões de reais em esgotamento sanitário para o Riozinho, reestruturação da distribuição da água tratada pelo SAAE em toda cidade, dentre muitos outros”, enfatizou o prefeito municipal.
Prefeitura de Cacoal
Assessoria de Comunicação
Imagens TV Band

domingo, 3 de agosto de 2014

Veículo com cinco ocupantes capota várias vezes na RO-383 em Cacoal

O capotameto de um veículo Ford Fiesta de Placa NCT-7757 registrado no município de Alta Floresta do Oeste – RO, aconteceu por volta de 12 h e 30 minutos de sexta feira (01), na Rodovia 383, aproximadamente a 15 Km do perímetro urbano de Cacoal – RO.


A condutora do veículo identificada como Maristela dos Santos Strunkis, 27 anos, trafegava pela rodovia na companhia de mais quatro pessoas, quando por motivos ainda desconhecidos perdeu o controle da direção e saiu da pista capotando várias vezes até parar dentro de um córrego.

Maristela ficou desacordada e em primeiro momento foi socorrida por uma criança de apenas 14 anos de idade que estava no banco traseiro do veículo. Um sitiante que estava próximo ao local do acidente auxiliou na retirada das vítimas de dentro do veículo.

Uma Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros de Cacoal se deslocou até o endereço da ocorrência e conduziu todas as vítimas até o HGO - Hospital Geral e Ortopédico Cacoal – RO, onde permaneceram sob cuidados médicos sem risco de morte.






Matéria: Vip Notícias
Fotos: Vip Notícias / Diego Maia

sábado, 2 de agosto de 2014

Reforma da Câmara de Médici é inaugurada

Nesta sexta-feira, 01, sob a presidência do Vereador Ronaldo do Rio Branco (PSD), realizaram a inauguração da reforma do prédio da câmara municipal de Presidente Médici.

A obra foi iniciada na gestão passada, quando o presidente da câmara, era o vereador Hailton Artiaga de Santiago (PTB), emenda dos deputados: Eduardo Valverde (PT) ex deputado federal, já falecido, pedido da ex vereadora Inéide Batista (PT), Jesualdo Pires (PSB), ex deputado estadual, hoje prefeito de Ji-Paraná. Com o apoio dos vereadores da legislatura passada e o empenho do ex prefeito Zé Ribeiro (PMDB), foi possível iniciar a reforma, mas não a conclusão passando para a próxima gestão, que tinha como presidente do legislativo Joãozinho da Caerd (SDD), falecido neste ano.
No início do mandato, iniciado em janeiro de 2013, era preciso de mais recurso para a conclusão deste serviço, no entanto Joãozinho pediu aos vereadores da atual legislatura se era possível abrirem mão de parte do salário objetivando o término dos serviços o que todos concordaram, e assim chegaram ao final da obra. No entanto faltava alguns detalhes, como móveis, entre outras coisa que ficaram faltando, mas com o seu falecimento no final do primeiro semestre deste ano, coube ao novo presidente eleito, vereador Ronaldo do Rio Branco, a total conclusão e organização da solenidade de inauguração, com o apoio dos vereadores; Zezinho do Estrela (PMDB), Ailton Ferreira (SDD), Rubi Ferreira (PMDB), Alfredo Genelhud (PSD), Ângelo Carrara (PTB), Gilmar Moura (PMDB), Jorge Idaron (PT) e Todinha (SDD).
A solenidade contou com a presença da prefeita Lurdinha do Sindicato (PT), Mara Valverde (esposa do ex-deputado federal Eduardo Valverde), Tenente Pazzinato, comandante da PM de Médici, Hailton Artiaga, secretário de planejamento e ex presidente da câmara municipal, Zé Ribeiro, ex prefeito, secretários municipal, comerciantes e parte da população.







Polícia Civil, através da delegacia de Meio Ambiente deflagra “Operação Rio Pardo 2014”

A Polícia Civil, através da Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Contra o Meio Ambiente (DERCCMA), deflagrou a “Operação Rio Pardo 2014”, com a participação de 12 policiais, entre delegados, escrivães, agentes e peritos.

A referida ação teve o objetivo de coibir e apurar a prática de crimes ambientais naquela região, e se desenvolveu durante os dias 19 a 28 de julho do ano corrente, contando ainda com a participação de uma equipe do Instituto de Criminalística para confecção dos exames periciais necessários. 
Durante os trabalhos foram tomados diversos interrogatórios e depoimentos, logrando-se concluir 29 inquéritos policiais e 02 termos circunstanciados.  Ademais, as diligências também possibilitaram a identificação e qualificação de infratores que não foram localizados, possibilitando o indiciamento dos mesmos na forma indireta.Fonte:ASCOM/PCRO

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Guajará-Mirim – Grávida e marido vivem há um mês em jazigo ao lado do túmulo da filha

Grávida e sem ter onde morar, Sandra da Silva, de 25 anos, encontrou abrigo no Cemitério Santa Cruz emGuajará-Mirim (RO), município a cerca de 330 quilômetros de Porto Velho. Ela vive junto com o marido, Josiano Cavalcante, de 23 anos, em um jazigo. O casal já está no local há cerca de um mês. Segundo ela, a família, dona do mausoléu, registrou um boletim de ocorrência e pede a saída deles.
Tudo começou quando os dois foram visitar o túmulo da filha que morreu afogada num balde de água em outubro de 2013 e perceberam o jazigo aberto. Com a oportunidade, os dois decidiram fixar moradia ali mesmo porque já estavam há dois dias na vivendo na rua.
Casal diz que irá procurar outro mausoléu caso tenha que sair (Foto: Dayanne Saldanha/G1)
Casal diz que irá procurar outro mausoléu caso
tenha que sair (Foto: Dayanne Saldanha/G1)
À época da morte da filha, eles moravam em um barco de uma empresa que faz o transporte de passageiros entre Guajará-Mirim e Surpresa, distrito do município onde moram os pais de Josiano. “Depois do que aconteceu com a nossa filha desanimamos de tudo. Eu rezo quando fico perto da bebê, porque ela está na paz”, revela Josiano. Os dois não falam sobre a morte da criança e também não explicam como moravam no barco e nem se trabalham para a empresa.
No jazigo invadido por eles, o casal dorme em um colchão no chão. “Em cima do defunto é desrespeito”, enfatiza Josiano que durante o dia sai para catar latinhas. Sandra fica cuidando da “casa” e tenta manter tudo limpo e organizado. Eles usam o túmulo para colocar enfeites. Como o cemitério tem água encanada, eles a usam para beber, lavar roupa e tomar banho. Com uma ferida na perna exposta a moscas, ela termina faxina diária e passa o restante do dia sentada num túmulo cuidando da sepultura de sua filha.
Ele diz que pretende ir para Tangará da Serra (MT), município onde vive a família de Sandra, mas não tem recursos para custear a viagem. “Quero voltar para Mato Grosso, mas as passagens estão cada vez mais caras”, lamenta ele. Sandra diz que saiu de lá há cerca de três anos e com o tempo, perdeu o contato
Sem ter feito nenhum exame médico, Sandra acredita que já esteja para completar nove meses de gestação. Ela afirma ter família no Mato Grosso e há cerca de três anos não fala com eles, por falta de condições. Os vizinhos do cemitério ajudam os dois e dizem que a família de Josiano já foi diversas vezes tentar tirar o casal de lá, mas eles se recusam a sair. Alguns vizinhos também afirmam que eles são usuários de droga, mas não incomodam ninguém.
A família dona do mausoléu pede a saída do casal, segundo Sandra. “Se vierem tirar a gente, nós vamos procurar outra sepultura para ficar”, afirma Josiano ressaltando que a Polícia Militar já esteve no local e pediu que eles deixassem a sepultura.
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Ester Lopes, afirmou que desconhecia a situação do casal, mas garantiu ao G1 que irá tomar providências com urgência.
Jazigo fica próximo a túmulo da filha do casal (Foto: Dayanne Saldanha/G1)
Jazigo fica próximo a túmulo da filha do casal (Foto: Dayanne Saldanha/G1)
Fonte:G1

O BARATÃO DO JP SUPERMERCADO COMEMORA TRÊS ANOS COM SORTEIOS DE PRÊMIOS AOS CLIENTES